Saiba como as empresas buscam candidatos para vagas de emprego

se você quer facilitar o processo de busca, veja como as empresas estão recrutando candidatos atualmente e adapte seu método a essa realidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos candidatos reclamam da dificuldade de encontrar um emprego no mercado de trabalho atual. De fato, a situação anda complicada, mas o seu comportamento pode estar diminuindo ainda mais as suas chances. Talvez você esteja habituado a iniciar a busca por emprego da maneira convencional, ou seja, enviando currículos, mas precisa entender que o processo de busca de candidatos mudou dentro das próprias companhias.

Por isso, se você quer facilitar o processo de busca, veja como as empresas estão recrutando candidatos atualmente e adapte seu método a essa realidade:

1. De dentro. A nova filosofia das companhias é contratar alguém que eles já viram trabalhar, o que significa uma estratégia de baixo risco. Por isso, as organizações dão preferência para estagiários, profissionais freelancer ou que trabalham por contrato. Se você está em busca de novas oportunidades, ofereça seus serviços como profissional freelancer ou temporário, como trabalhador por contrato ou mesmo como consultor.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Por provas. As empresas contratam candidatos que elas desconhecem apenas se eles conseguem provar sua utilidade para a companhia, tanto nas habilidades quanto nos comportamentos. Portanto, tenha sempre em mãos um portfólio com os seus melhores trabalhos. Lembre-se de adaptar essa apresentação para as necessidades da empresa a qual você está se candidatando.

3. Por indicações. Os técnicos de recrutamento tendem a considerar com mais atenção profissionais indicados por outros confiáveis e competentes. Por isso, conversar com os seus amigos e pedir que eles indiquem você para as vagas disponíveis pode abrir muitas portas durante a sua busca. Lembre-se apenas de dar o seu melhor para que seu amigo não fique com uma reputação negativa ao indicar você.

4. Agências confiáveis. Embora estejam cada vez mais desacreditadas, as agências de emprego ainda exercem um papel importante no processo de recrutamento de candidatos. Por isso, vale a pena investir em agências de qualidade para entregar o seu currículo.

Continua depois da publicidade

5. Anúncios online. Com a expansão do uso da internet, cada vez mais companhias apostam nos recursos online para encontrar seus candidatos ideais. Os anúncios podem ser feitos no site ou nos perfis da empresa em rede sociais ou mesmo em comunidades de emprego e trabalho. Não deixe de acompanhar essas ferramentas.

6. Por currículos. Por mais surpreendente que seja, a última opção da empresa é buscar currículos entregues diretamente na unidade. Isso acontece quando o técnico de recrutamento está desesperado por um profissional para preencher a vaga. Por isso, ainda que seja a opção menos utilizada, ainda pode ser útil para o seu mercado de trabalho.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.