Veja os maiores erros que os candidatos cometem em uma seleção

Pare de culpar o mercado de trabalho ou o recesso da economia mundial. Está na hora de avaliar os seus esforços e atitudes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Pare de culpar o mercado de trabalho ou o recesso da economia mundial. Está na hora de avaliar os seus esforços e atitudes. Embora ninguém goste de ouvir que está errando, é importante saber a hora de rever as suas estratégias. É recomendável que considere se não você não está cometendo um dos 6 maiores erros que os candidatos fazem:

1. Atitude negativa
A busca por um emprego pode ser frustrante, cansativa e desanimadora. Por isso, é importante manter-se positivo, já que muito da sua busca por emprego depende da sua atitude.

2. Presença online negativa
Tome cuidado para não cometer erros ao postar coisas inapropriadas ou fotos comprometedoras nos perfis das suas redes sociais. Os recrutadores procuram alguém sério e a sua imagem não compatível com a da empresa pode ser a razão pela qual você não foi contratado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Lugares errados
Não se candidate para qualquer vaga, por mais desesperado que você esteja. Primeiramente, este desespero pode ser percebido pelos recrutadores e isso não é um bom sinal. Além disso, sua imagem é prejudicada quando você é chamado para uma entrevista de um emprego para o qual você não está qualificado. Isso, mais uma vez, vai ser prejudicial à sua imagem e vai cansar você à toa.

4. Você está errando no networking
Você tem que entender que a busca por um emprego não pode se reduzir a ficar o dia inteiro atrás de um computador mandando e-mails. Saia, vá fazer cursos, frequente feiras de carreira, conheça gente. Nunca se sabe quem exatamente vai ajudar você nesta busca. Porém, com certeza, você não estará fazendo bem para a sua busca isolando-se em casa.

5. Currículo inapropriado
Aqui vão algumas dicas de currículo que muitos candidatos desconhecem ou ignoram: ele tem que ser objetivo e concreto. Tem que conter evidências do seu bom trabalho e da sua eficiência. Não se esqueça de incluir todos os seus contatos e, de maneira alguma, entregue-o com erros de português.

Continua depois da publicidade

6. Você nunca pede ajuda
Pedir ajuda a um amigo ou conhecido para arranjar um emprego não é e não deve ser relacionado com fraqueza ou falta de determinação. Você está pedindo apenas uma chance para mostrar seu valor. Com a mesma garra e dedicação. Não confunda os fatos e peça ajuda para quem você achar que vale a pena.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.