AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO da GPC divulga e comenta os resultados da empresa no 3º trimestre

Por Dentro dos Resultados: CEO da GPC divulga e comenta os resultados da empresa no 3º trimestre

Emprego: na ânsia de conquistar uma vaga, não perca seu foco!

A disputa no mercado de trabalho é bastante acirrada, por isso defina sua estratégia e garanta seu espaço

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Conquistar uma vaga de emprego é algo que gera muita expectativa, sobretudo quando não se trata apenas de uma mudança de colocação, mas sim de uma briga para se integrar ao mercado de trabalho.

Entretanto, é preciso destacar a importância de driblar a ansiedade na hora de buscar uma colocação, mesmo estando desempregado. E isso exige foco, ou seja, é preciso definir bem qual o caminho a percorrer. Caso contrário, você acabará aceitando o primeiro trabalho que lhe aparecer, mesmo que não haja qualquer afinidade com a vaga.

Superar obstáculo exige estratégia

A dificuldade em conquistar um emprego e a briga acirrada no mercado de trabalho são realidade, e não há como negar. Assim como driblar as contas e manter-se “desocupado” por certo tempo é um obstáculo que ninguém deseja encontrar pelo caminho.

Aprenda a investir na bolsa

Entretanto, é preciso estabelecer uma estratégia para dar uma guinada nas dificuldades! E ela começa pelo seu objetivo. Não adianta apenas dizer: minha meta é conseguir um emprego e pagar minhas contas. É claro que esta necessidade existe e é respeitada. Mas não pode ser considerada como algo que o prejudique ainda mais em suas escolhas.

Foco

Defina, antes de procurar emprego, qual o seu foco. Especifique sua área de atuação e identifique oportunidades que combinem com o seu perfil. Observe atentamente o que diz cada anúncio.

Com a facilidade do envio de currículo pela internet, tornou-se tentador responder a todas as vagas divulgadas. Resista à tentação e analise muito bem as oportunidades. Caso contrário, entrará no discurso “enviei 200 currículos e até agora não obtive resposta”!

Pense: destas vagas anunciadas, quantas realmente se enquadravam ao seu perfil? As várias tentativas lhe levarão ao desgaste e ao desânimo. E o objetivo final não é este.

Outro ponto: envie seu currículo para uma empresa por vez. Não existe nada mais desagradável para o contratante do que abrir uma mensagem com uma lista enorme de destinatários. A alternativa pode ter lhe poupado tempo, mas com certeza lhe tirou oportunidades.

Invista tempo em você!

Na busca por um emprego, mantenha o seu currículo em dia e procure “recheá-lo” com novos cursos, palestras e outros eventos, por exemplo. Fique atento aos acontecimentos em sua área de atuação, leia sites, revistas, jornais ou outras publicações que lhe proporcionem esta reciclagem.

PUBLICIDADE

Mostre-se firme em sua busca, principalmente durante uma entrevista de emprego. Fica mais fácil convencer o futuro empregador a contratá-lo, se você sentir que “foi feito para a vaga”. Caso contrário, se nem mesmo você acreditar nisso, quem vai?

Construa sua carreira

Empregado ou não, você precisa ser dono de sua trajetória profissional, e construí-la dia após dia. Isso significa revê-la quando necessário.

Na busca por uma mudança de emprego, vale também muita atenção: evite o hábito de ficar menos de um ano em cada empresa. Lembre-se que todos os locais de trabalho, de uma forma ou de outra, possuem seus problemas. Isso significa que você não deve mudar, simplesmente por se sentir descontente com determinada situação. Que tal tentar resolvê-la primeiro?

O direito de escolha é seu, mas cabe a você questioná-lo sempre que possível. Analise prós e contras e pense duas vezes antes de qualquer decisão. Lembre-se: as boas oportunidades existem e você não pode deixá-las escapar. Boa sorte!