Emprego industrial cresce 0,4% em setembro, aponta levantamento do IBGE

Entretanto, nos acumulados do ano e dos últimos doze meses, houve recuo de 0,3% e 0,4%, respectivamente

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O nível de emprego da indústria nacional cresceu 0,4% em setembro, frente ao mês anterior, considerando a série livre de influências sazonais. Já na comparação com setembro de 2005, houve uma pequena elevação de 0,1%.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos acumulados do ano e dos últimos doze meses, houve recuo de 0,3% e 0,4%, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Aumento em 10 segmentos

Na comparação mensal, o emprego apresentou crescimento em 10 dos 18 segmentos industriais pesquisados. Os destaques positivos ficaram com os setores de Alimentos e Bebidas (7,0%), Refino de Petróleo e Produção de Álcool (16,6%) e Meios de Transporte (2,4%).

Continua depois da publicidade

Por outro lado, as demissões superaram as contratações em 8 ramos, com destaque para Calçados e Artigos de Couro (-13,6%), Vestuário (-7,8%) e Máquinas e Equipamentos (-4,3%).

Mais empregos em 8 locais pesquisados

Nos 14 locais pesquisados, oito apresentaram alta no índice de emprego, sendo que os destaques ficaram com a região Norte e Centro-Oeste (10,1%), seguidas pela região Nordeste (1,7%) e São Paulo (0,5%).

Entre os locais que apresentaram queda no emprego na comparação mensal, o IBGE destaca o Rio Grande do Sul (-8,7%), Minas Gerais (-1,3%) e Paraná (-1,5%).