Em janeiro, emprego na indústria paulista aumentou apenas 0,03%, diz Fiesp

Já na série com ajuste sazonal, o indicador da Fiesp revelou uma redução de 0,10% nos postos de trabalho da indústria no Estado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria paulista aumentou a sua força de trabalho em 0,03% no mês de dezembro, na comparação com o mês anterior, o que significa um incremento de 623 vagas.

No entanto, considerando-se o ajuste sazonal, vale dizer que o nível de emprego registra variação negativa de 0,10% no primeiro mês do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Mais de 42 mil empregos gerados em 12 meses

Continua depois da publicidade

Ainda na série sem ajuste sazonal, a pesquisa da Fiesp revela que as admissões acumuladas nos últimos doze meses totalizam 42.780 vagas profissionais, representando aumento de 2,12% no nível de emprego da indústria paulista, em relação ao mesmo período de 2005.

O estudo mostra ainda que, dos 47 sindicatos pesquisados do Estado de São Paulo, 21 registraram desempenho positivo, enquanto 19 tiveram resultado negativo e outros sete permaneceram estáveis no período.

Maiores contratações e cortes de vagas

Entre os segmentos analisados pela Fiesp, o de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça foi o que mais contratou em janeiro(3,79%). Em segundo lugar ficou o sindicato de aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares (2,75%), seguido por Produtos de Cacau e Balas (2,68%).

Continua depois da publicidade

Já em relação aos cortes de vagas, que refletiram a queda global do indicador com ajuste sazonal, os destaques couberam ao segmento Calçados de Franca (-11,39%), Congelados e Supercongelados (-6,80%) e Massas Alimentícias e Biscoitos (-6,05%).