Profissional CFA conta agora com estímulo extra para virar gestor

A partir de setembro, analistas certificados poderão realizar prova com conteúdo reduzido para a certificação CGA

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) anunciou nesta terça-feira (3) um incentivo para analistas com certificação CFA tornarem-se gestores. A partir de setembro, profissionais certificados (Chartered Financial Analysts) terão isenção parcial para obter a CGA
– Certificação de Gestores ANBIMA. 

Especificamente, os analistas certificados pelo CFA poderão obter a certificação de gestor CGA com a aprovação em apenas um exame, com conteúdo local e de extensão reduzidos em relação à CGA. “É um reconhecimento que deve ser comemorado por todos os detentores da certificação CFA, especialmente aqueles cuja atividade profissional presente ou futura seja a gestão de carteiras de investimento”, diz Mauro Miranda, presidente da CFA Society Brazil. 

Leia também: CFA fora do “Rio-SP”: 4 histórias de quem batalhou pelo certificado mesmo longe dos centros financeiros

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O executivo argumenta que, como o Programa CFA cobre a maior parte do conteúdo exigido pela certificação CGA, a isenção parcial desta prova pela ANBIMA faz bastante sentido. “É mais uma demonstração de reconhecimento da qualidade e da importância do Programa CFA para os profissionais de finanças do mercado brasileiro”.

Vale lembrar que a CGA certifica os profissionais que atuam na gestão de recursos de terceiros – é o que dá aval a um profissional para tomar decisões de  investimento com o dinheiro de outras pessoas. A atividade de gestão pode ser realizada por meio de veículos coletivos de investimento, como fundos e clubes de investimento, ou individualmente, via carteiras administradas.

Já a CFA é uma certificação reconhecida por reguladores e autorreguladores como qualificação técnica para o exercício de profissões no mercado financeiro em 31 países. Trata-se da mais importante certificação no meio. 

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney