Em carreira / educacao

Os 5 idiomas mais importantes para os profissionais brasileiros

Falar inglês abre as portas para o desenvolvimento de uma carreira internacional, mas 

livro inglês
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Com o mundo dos negócios e mesmo da educação cada vez mais conectados, falar mais de um idioma se tornou imprescindível. Pensando nisso, Paulo Afonso Locali, mestrando em Economia (Comércio Exterior) pela Universidade de Xangai, escreveu para o site NaPrática, da Fundação Estudar, os principais idiomas para os profissionais brasileiros. Confira: 

>> Inglês
Pela importância histórica e econômica dos países de língua inglesa, o inglês é o idioma internacionalmente utilizado no mundo dos negócios e em organizações internacionais, segundo Locali. Pesquisa da empresa de recrutamento Page Personnel aponta que, atualmente, 60% das vagas de emprego requerem algum conhecimento de inglês e, em 10 anos, isso será um pré-requisito básico.

Falar inglês também abre as portas para o desenvolvimento de uma carreira internacional. Muitos países, mesmo que não tenham inglês como idioma nativo, aceitam estudantes e contratam profissionais estrangeiros tendo como requisito o inglês fluente pois é o idioma utilizado no ambiente de trabalho e estudos.

>> Espanhol
Quase todos nossos vizinhos na América Latina falam espanhol e esse é o grupo de países com quem mais desenvolvemos comércio. Saber falar espanhol abre oportunidades para negócios e empregos em mais de 20 países no mundo todo, destaca Locali.

"É importante ressaltar a necessidade de estudar espanhol a sério, de não contentar-se com o 'portunhol'. No mundo dos negócios é importante que a comunicação seja clara e objetiva, por isso, a fluência no idioma é essencial", explica.

>> Chinês
A China é, já há 10 anos, o principal parceiro comercial do Brasil. Essa relação tem se intensificado e os países têm desenvolvido uma série de projetos de conjuntos. A China é hoje um dos principais investidores internacionais no Brasil em infraestrutura e há um crescente número de empresas chinesas investindo ou comprando empresas brasileiras.

Assim como no Brasil, o nível de inglês na China não é elevado, então, saber falar o mandarim e entender a diferente cultura do país asiático é um grande diferencial para trabalhar com negócios entre Brasil e China. "O número de brasileiros que falam chinês é muito pequeno, então, o conhecimento do idioma é, definitivamente um diferencial competitivo de poucos", afirma Locali.

>> Alemão
A Alemanha é o quarto mais importante parceiro comercial brasileiro e, por isso, Locali considera o alemão como o quarto idioma mais importante. "As oportunidades de trabalho na Alemanha são muitas, é o país da zona do euro com a menor taxa de desemprego, a mais sólida economia e falar o idioma local é um diferencial para conseguir trabalho no país, que é referência em tecnologia", afirma. 

>> Francês
O francês é o idioma oficial da França e de outros 30 países, localizados principalmente na África. As multinacionais francesas estão espalhadas pelo mundo todo, muitas têm operações no Brasil e, considerando que os franceses têm muito orgulho de seu idioma, falar francês é um diferencial para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso nestas empresas. Com o crescente interesse dos brasileiros em morar no exterior, saber francês pode ajudar muito nesse processo. A província de Quebec, no Canadá, tem o francês como idioma oficial e conta com um programa governamental para atrair profissionais brasileiros para trabalhar no país.

Quer investir para viajar o Brasil todo? Clique aqui e abra sua conta na XP 

 

Contato