Governo quer liberar até 40% das aulas do ensino médio a distância, diz Folha

A reforma do ensino médio, aprovada em 2017, abriu a brecha ao ensino online, alternativa que era proibida

Weruska Goeking

Ilustração

Publicidade

SÃO PAULO – O governo federal quer liberar até 40% da carga horária do ensino médio para aulas a distância, conforme informações do jornal Folha de S.Paulo. Para a educação de jovens e adultos, a gestão Temer quer permitir que até 100% do curso possa ser feito longe dos bancos da escola.

A reforma do ensino médio, aprovada em 2017, abriu a brecha ao ensino online, alternativa que era proibida. Agora, a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio prevê essa regulamentação da carga horária. O texto, que foi obtido pela Folha de S.Paulo, já teve uma primeira discussão no CNE (Conselho Nacional de Educação).

Após a definição das diretrizes, caberá a cada rede pública ou escola privada regulamentar formatos e ferramentas do ensino. As regras debatidas autorizam que qualquer conteúdo escolar previsto no currículo possa ser dado a distância. Se aprovado, os alunos poderiam ter dois dias de aulas por semana fora da sala.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer investir para estudar fora do país? Clique aqui e abra sua conta na XP

O aval para até 40% da carga a distância abriria margem também para atender situações de falta de professores. O governo Temer chegou a incluir em decreto, em maio de 2017, a autorização de ensino a distância para alunos do 6º ao 9º ano que estivessem “privados de oferta” de disciplinas. Após críticas, voltou atrás e revogou a medida.

Tópicos relacionados