As 20 universidades mais empreendedoras do Brasil em 2017

Índice é da Confederação Brasileira de Empresas Juniores

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Confederação Brasileira de Empresas Juniores divulgou a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional com 7,26 pontos. A instituição foi a que se saiu melhor nos indicadores da pesquisa: Infraestrutura, Internacionalização, Capital Financeiro, Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão.

Em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O estudo busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Para isso, ouviu, ao longo do ano, mais de 10 mil estudantes e coletou informações e dados de mais de 50 faculdades.

“No cenário econômico e político que o nosso país se encontra, o empreendedorismo se apresenta como a força motriz da mudança. Esse índice mostra como universitários, inconformados com suas realidades, sonharam com uma universidade mais inovadora e tiveram a ousadia de se questionar sobre o ecossistema em que estão inseridas, buscando sempre o melhor de si mesmos”, explica Carolina Utimura, Presidente da Brasil Júnior.

Além de medir a Cultura do Empreendedorismo, o índice avaliou a opinião dos estudantes quanto à diversidade de alunos, metodologias de ensino e motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades.

Continua depois da publicidade

Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular o auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

Veja o ranking: 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.