Turismo dará 10 mil bolsas de estudos para alunos do ensino médio

Aulas devem começar em agosto deste ano

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os alunos do ensino médio de escolas públicas poderão concorrer às 10 mil vagas que serão oferecidas pelo Ministério do Turismo neste ano. Pela primeira vez o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) terá cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens.

 Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 estados de todas as regiões brasileiras. “Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, disse o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

 O programa, chamado MedioTec, oferecerá sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. Haverá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação. A previsão é que as aulas comecem em agosto deste ano.