Feira de estudantes lança “detector de certeza” para vocação profissional

Na feira Planeta PUC, estudantes podem consultar máquina "Medidor de Certeza" para verificarem se a carreira é realmente ideal para eles

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A frase “qual curso você vai prestar?” assombra muitos estudantes que estão se formando no Ensino Médio, que ainda se sentem inseguros sobre a escolha da carreira. Até aqueles que já se decidiram têm dúvidas quanto ao primeiro rumo da vida profissional.

Pensando nisso, a feira Planeta PUC, evento organizado anualmente pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), integrante do Grupo Marista, lançou uma novidade para ajudar os estudantes na escolha certa: o “Medidor de Certeza”.

A tecnologia do “Medidor de Certeza” é a mesma de um Polígrafo, instrumento utilizado em diversas corporações e empresas, como o FBI, e a CIA, com o objetivo de detectar a veracidade das informações em um depoimento.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“A máquina avalia a precisão das respostas. O objetivo não é dar um veredicto sobre a escolha, mas sim mostrar aos estudantes a importância da decisão. É importante frisar também que não se trata de um teste vocacional”, explica o diretor de marketing do Grupo Marista, Stephan Younes.

No “Medidor de Certeza”, essa análise é feita pela precisão e timbre da voz do estudante, além de registros de mudanças no batimento cardíaco. Para fazer o teste, o estudante entra na cabine da tecnologia e conecta-se à máquina via Facebook. O jovem passa por uma medição da pressão e responde algumas perguntas cadastrais como nome, idade etc, com o objetivo de calibrar o tom de voz, e uma pergunta sobre qual o curso escolhido. A partir daí, o Medidor de Certeza mostra mais quatro novas perguntas para que o estudante explique como chegou àquela decisão e o que espera da profissão.

A ferramenta identifica alterações e suas causas (mentira, excitação, exagero ou conflito cognitivo). O estudante leva para casa um relatório com o resultado, que pode ser compartilhado em sua timeline no Facebook.

Continua depois da publicidade

E agora?
Após a experiência com o “Medidor de Certeza”, os estudantes poderão conversar com os psicólogos e demais professores presentes nos estandes do evento para que possam ter orientações mais precisas sobre a carreira pretendida.

“Decidir a profissão é uma escolha de responsabilidade, que exige dos estudantes uma pesquisa detalhada para que eles tenham certeza do caminho que querem seguir. Este ano, usamos a tecnologia como um adicional que auxilia nessa decisão”, afirma Younes.

O Planeta PUC 2013 acontece em Curitiba, entre 8 e 10 de agosto. Nos dias 8 e 9 funcionará das 9h às 21h e no dia 10, das 9h às 16h. A feira reúne profissionais de diferentes áreas para apresentarem os mais de 60 cursos da universidade, além de atividades interativas que auxiliam estudantes na escolha da profissão.