The Economist diz que universidades particulares do Brasil passam por “boom”

De acordo com a revista a chegada de instituições com fins lucrativos abriu caminho para a educação superior no Brasil

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – As universidades privadas do Brasil passam por um “crescimento explosivo”, segundo a revista The Economist. A reportagem afirma que estudantes e investidores têm lucrado neste cenário.

Segundo a matéria, grande parte dos alunos que estudou em escola particular fizeram curso superior em universidade pública. Os estudantes das instituições públicas ainda são mais brancos e mais ricos que a média e provavelmente frequentaram escolas particulares.

No entanto, a chegada de universidades particulares, com fins lucrativos, abriu caminho para a educação superior no Brasil. A revista avaliou dados de 2010, mostrando que de aproximadamente 2,4 mil universidades no País, apenas um décimo eram públicas, sendo que três quartos eram privadas, incluindo as cinco maiores.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mercado de trabalho
A matéria aponta ainda que profissionais com curso superior ganham em média 2,5 vezes mais do que os que não estudaram e até cinco vezes que os que não terminaram o ensino médio. Esses valores são maiores até que os apresentados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o grupos dos países mais ricos.

A matéria chama algumas das instituições particulares de “fábricas de diplomas”, com qualidade duvidosa. Segundo o Banco Mundial, ser formado em uma das universidades líderes pode levar os jovens a terem salários iniciais dobrados.

Públicas e cotas
Apesar do “boom” das instituições particulares, o texto diz que nenhuma delas tem o prestígio ou os recursos das universidades públicas, como a Universidade de São Paulo, que segue no topo dos rankings internacionais das melhores da América Latina.

Continua depois da publicidade

Metade dos estudantes de ensino superior desiste antes de concluir o curso, diante de preocupações com dinheiro e das dificuldades educacionais. Segundo o texto esses fatores adiam a chegada de novos estudantes no ensino superior.

A revista ainda discute o sistema de aprovação de cotas nas universidades brasileiras. Segundo a reportagem, um especialista em educação da OCDE diz que a maneira de assegurar uma chance justa de entrada nas melhores universidades é oferecer educação de qualidade a todos.