Dona do TikTok limita expediente na China a nove horas por dia

Funcionários na China devem trabalhar apenas das 10h às 19h de segunda à sexta e precisarão pedir permissão para ficar além dessas horas

Bloomberg

(Getty Images)

Publicidade

(Bloomberg) — A ByteDance Ltd. ordenou que seus funcionários terminem o expediente às 19h, tornando-se uma das primeiras empresas de tecnologia na China a oficialmente impor redução da jornada de trabalho.

Os funcionários na China devem trabalhar apenas das 10h às 19h de segunda à sexta e precisarão pedir permissão para ficar além dessas horas com pelo menos um dia de antecedência, de acordo com documento interno visto pela Bloomberg News. Um representante da proprietária do TikTok e da Douyin não quis comentar.

O ritmo de trabalho extenuante do país – conhecido como “996” porque os funcionários costumam trabalhar das 9h às 21h seis dias por semana – foi celebrado por bilionários de tecnologia de Jack Ma do Grupo Alibaba Holding ao fundador da JD.com, Richard Liu.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A jornada de trabalho está sob avaliação em meio a mortes associadas ao excesso de trabalho e um coro crescente de reclamações nas redes sociais. Com o presidente Xi Jinping chamando o país para trabalhar em prol da “prosperidade comum”, as autoridades intensificaram avisos contra empregadores para abster-se de horas extras injustificadas e outras violações.

Com a nova política, os funcionários não podem solicitar para trabalhar mais do que 3 horas extras em um dia de semana ou 8 horas em um fim de semana, de acordo com o documento. Eles receberão uma compensação extra de até três vezes seu salário normal pelo tempo a mais.

A nova política é o esforço mais recente da ByteDance para melhorar o bem-estar do trabalhador. No início deste ano, a gigante da mídia social, assim como a rival Kuaishou Technology, cancelou um sistema alternativo no qual os funcionários tiravam apenas um dia de folga por semana a cada duas semanas.

Continua depois da publicidade

Uma breve campanha realizada no mês passado reuniu alguns trabalhadores do setor privado, incluindo os da ByteDance, para compartilhar suas horas de trabalho em protesto contra a cultura de trabalho excessiva do país.

Aprenda a transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.