Doenças por esforço repetitivo: bancários são alvo constante!

Segundo Contraf, eles trabalham além do que é determinado e ficam muito tempo no computador

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são responsáveis por 90% dos casos de absenteísmo, licença médica e invalidez no Brasil. Dentre os profissionais que mais sofrem com essa doença, estão os bancários, uma vez que realizam tarefas repetitivas.

Para se ter uma idéia, estimativas do DIAP (Departamento Intersindical Parlamentar) apontam que os gastos com as doenças ocupacionais e com acidentes de trabalho alcançam 20 bilhões por ano. Em relação aos bancários, dados da Previdência Social revelaram que, de 2000 a 2005, foram pagos R$ 981,4 milhões com auxílio-doença a 25 mil profissionais da área.

As doenças são mais comuns no segmento devido à rotina levada por esses profissionais. Normalmente, eles excedem a jornada de trabalho fixada em seis horas diárias e utilizam o computador por muito tempo seguido. “Isso sem falar da redução dos quadros, que estão mais enxutos nos últimos anos, causando sobrecarga de trabalho”, afirmou o secretário de Saúde da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Plínio Pavão.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prevenção

Como os profissionais passam a maior parte do tempo no escritório, é importante prestar atenção aos próprios hábitos, para não desenvolver esse tipo de doença. “As empresas devem encarar a prevenção como investimento e não como custo”, afirmou o secretário de Saúde. Confira abaixo algumas dicas de prevenção, a serem adotadas pelos próprios profissionais: