Demanda por executivos cresce impulsionada por infraestrutura e varejo

No primeiro trimestre, a busca por profissionais de alto nível hierárquico cresceu 5%, frente ao mesmo período de 2009

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os setores de infraestrutura e de varejo impulsionaram a contratação de executivos no primeiro trimestre deste ano, de acordo com pesquisa da consultoria DBM.

A demanda por profissionais que atuam em posições de chefia intermediária, gerência, diretoria, presidência e conselho de administração cresceu 5% de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período de 2009.

Em infraestrutura, o setor de mineração foi o destaque, uma vez que ele mais que dobrou a contratação de executivos (alta de 143%) nos três primeiros meses do ano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na sequência, estavam a construção civil (alta de 60%), o setor petroquímico (alta de 46%), o setor de eletroeletrônicos (alta de 22%) e o de transportes (alta de 12%).

A busca por executivos
Setores ligados ao consumo também buscaram mais executivos neste ano, com representatividade de 33% do total de vagas ofertadas.

O destaque ficou com o automotivo e de autopeças, que ampliou em 87% o número de novas vagas. Empresas de alimentação e bebidas, porém, buscaram mais 28% e 16% executivos no primeiro trimestre deste ano.

Continua depois da publicidade

O setor de informática, ao contrário dos já citados, apresentou manutenção da demanda por executivos, enquanto mercado financeiro, bancos e outras instituições deixaram de apontar crescimento, como ocorreu em 2009

No primeiro trimestre deste ano, as vagas para executivos nestes setores recuaram 14% em relação às registradas no mesmo período do ano passado.