RADAR INFOMONEY AO VIVO Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Delegar exige responsabilidade, e cuidados!

Além de analisar o perfil dos funcionários no momento de transferir tarefas, defina claramente objetivos e determine regras claras

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Encarregados de distribuir as tarefas entre os membros da equipe, os líderes assumem grande responsabilidades. Se o trabalho não estiver com o cliente em dois dias, quem irá ouvir “aquela bronca” será ele, por não ter delegado para quem realmente conseguiria fazê-lo.

Por isso, o líder deve ter muito cuidado no momento de escolher para quem será destinada a atividade, o que só conseguirá fazer com sucesso se tiver em vista o perfil de cada funcionário.

De nada adianta delegar algo que precisa estar pronto em uma hora para aquela pessoa que tem um ritmo mais lento. Por outro lado, um trabalho mais detalhado não deve ser entregue para quem costuma não ter um grau de concentração alto e que pode deixar passar erros.

Cinco regras

Aprenda a investir na bolsa

Perfis à parte, de acordo com o CarrerJournal.com, existem outras regras que podem ser seguidas pelo chefe da equipe para que o fato de delegar se torne mais fácil:

  • Defina os objetivos: para alcançar os resultados que você quer, torne seu objetivo o mais concreto possível e comunique-o de forma clara à equipe.
  • Determine o encarregado: quando já determinado o objetivo, é chegado o momento de refletir sobre as habilidades necessárias para alcançá-lo. Se precisa dar mais foco na divulgação de um produto, por exemplo, utilize aquele membro da equipe que tem talento para o marketing.
  • Exija feedback: depois de concretizado o objetivo, defina as responsabilidades de cada um e peça um retorno. Será que todos entenderam o que deve ser alcançado e as próprias responsabilidades?
  • Veja se todos concordam: verifique se todos os membros da sua equipe estão no mesmo “barco”. Eles estão de acordo com as regras impostas? Se os colegas estiverem em desacordo, tenha certeza de que terá de mudar o plano, antes de colocá-lo em prática. Ouça antes de agir!
  • Comunique os resultados: não esqueça de avaliar o andamento das atividades, para que possa passar para os colegas qual está sendo o resultado, o que pode ser encarado como uma forma de motivação ou de revisão do que não está dando certo.

Parceria

Envolva o grupo nas tarefas e mantenha-os informados sobre as metas e os resultados alcançados. Aprenda a dividir e a compartilhar experiências.

Além de um ambiente muito mais agradável de trabalho, você terá verdadeiros parceiros. Isso sem contar no seu crescimento: aprenderá a ouvir, a delegar, a colocar a mão na massa sempre que necessário. Sem falar, ainda, na arte de negociar e de reconhecer a importância da “política” no meio corporativo.