Delegar exige responsabilidade, e cuidados!

Além de analisar o perfil dos funcionários no momento de transferir tarefas, defina claramente objetivos e determine regras claras

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Encarregados de distribuir as tarefas entre os membros da equipe, os líderes assumem grande responsabilidades. Se o trabalho não estiver com o cliente em dois dias, quem irá ouvir “aquela bronca” será ele, por não ter delegado para quem realmente conseguiria fazê-lo.

Por isso, o líder deve ter muito cuidado no momento de escolher para quem será destinada a atividade, o que só conseguirá fazer com sucesso se tiver em vista o perfil de cada funcionário.

De nada adianta delegar algo que precisa estar pronto em uma hora para aquela pessoa que tem um ritmo mais lento. Por outro lado, um trabalho mais detalhado não deve ser entregue para quem costuma não ter um grau de concentração alto e que pode deixar passar erros.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cinco regras

Perfis à parte, de acordo com o CarrerJournal.com, existem outras regras que podem ser seguidas pelo chefe da equipe para que o fato de delegar se torne mais fácil:

Parceria

Envolva o grupo nas tarefas e mantenha-os informados sobre as metas e os resultados alcançados. Aprenda a dividir e a compartilhar experiências.

Além de um ambiente muito mais agradável de trabalho, você terá verdadeiros parceiros. Isso sem contar no seu crescimento: aprenderá a ouvir, a delegar, a colocar a mão na massa sempre que necessário. Sem falar, ainda, na arte de negociar e de reconhecer a importância da “política” no meio corporativo.