Cuidado ao utilizar o e-mail corporativo para resolver assuntos pessoais

Antes de usar o e-mail do trabalho para falar de amenidades, entenda a política da empresa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Você é um daqueles funcionários que usam o e-mail da empresa para fazer tudo? Enviar piadas aos amigos, brigar com a namorada, ler o horóscopo diário, combinar os programas do final de semana e até mandar currículos? Pois fique atento: o endereço eletrônico corporativo não deve ser usado para falar de amenidades. O uso é restrito às necessidades profissionais.

Isso não significa que haverá punições severas quando alguém precisa falar com você com urgência. No entanto, a maioria dos chefes espera dos integrantes da equipe bom senso, acima de tudo. Desde que você não perca tempo com e-mails e consiga entregar o trabalho no prazo e com qualidade, sem esquecer da proatividade, não há problema.

Regras

Caso não haja uma política clara sobre a utilização do e-mail corporativo, pergunte diretamente ou faça uma sondagem com seus superiores em relação ao assunto. Isso porque há empresas que enxergam a questão com extrema seriedade.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma idéia, de acordo com uma pesquisa conduzida no EMC Fórum 2007, pela CSF Storage (companhia especializada em segurança de informações), 95% dos analistas, gerentes e diretores aguardam uma regulamentação para o uso do e-mail já nos próximos anos.

Além disso, 83% revelaram que a empresa na qual trabalham manifesta essa preocupação, 71% afirmam que já lidam com regras claras relacionadas ao tema e 67% acreditam que a empresa possui o direito de ler as mensagens recebidas pelos colaboradores. Aliás, entre os participantes da pesquisa, 56% dizem não usar o e-mail profissional para fins pessoais.

Em outros países, a regulamentação já é uma realidade. O Brasil ainda está atrasado com relação ao tema, porém, não se esqueça de que, nos dias de hoje, e-mails são considerados documentos.