Conhece bem sua área? Não é suficiente para ocupar liderança

Problema é saber tudo sobre departamento, mas deixar a desejar, quando o assunto é a empresa como um todo

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Imagine a situação de não ser escolhido para atuar como líder do próprio departamento. No momento da seleção, ao invés de decidirem por você, que sabia na “ponta da língua” como funcionava tudo, preferiram outra pessoa. “Nesse momento, é comum o profissional não compreender a decisão da empresa”, afirmou o sócio-diretor da Steer Recursos Humanos, Ivan Witt.

Mas, nesse caso, o problema é exatamente saber tudo sobre o departamento em que trabalha, mas deixar a desejar, quando o assunto é a empresa como um todo. Para cargos de ponta, como gestão, gerência e diretoria, é claro que as companhias preferem quem conhece mais do que o próprio setor. “O profissional que pretende subir na carreira precisa desenvolver uma visão de 360º da empresa onde trabalha”.

Com relação a esse ponto, quem participou de programas de trainee sai na frente, já que costumam ser estruturados para que os participantes tenham uma visão do todo. Em determinados períodos de tempo, passam por um departamento da empresa, até que encontrem aquele com o qual se identificam.

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Visão corporativa

Uma primeira dica para quem deseja desenvolver essa visão corporativa, de acordo com Witt, é sempre questionar o líder mais próximo qual a relevância das atividades desenvolvidas. Isso ajudará a compreender o papel do setor em que atua. Veja abaixo outras maneiras de obter uma visão do todo: