Conheça benefícios diferenciados oferecidos para a funcionária-mãe

Nas Melhores Empresas para Trabalhar, elas têm auxílio para a compra do enxoval e ganham kit para o recém-nascido

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Junto com uma maior representatividade no mercado de trabalho, as mulheres ganharam também mais benefícios. A maternidade, por exemplo, já é apoiada com ações diferenciadas oferecidas pelas Melhores Empresas para Trabalhar.

De acordo com a pesquisa “Maternidade x Ambiente Corporativo”, realizada pela consultoria internacional Great Place to Work e divulgada nesta sexta-feira (9), os benefícios concedidos às mães-funcionárias vão além de horário flexível e auxílio-creche.

A maioria delas oferece valor em dinheiro para auxiliar no custeio de creches ou pagamento de babás até a criança completar dois anos de idade, sendo que algumas companhias estendem o benefício até os oito anos de idade.

Diferenciais

Aprenda a investir na bolsa

No caso de ações diferenciadas, é possível notar que 6% das empresas auxiliam na aquisição de enxoval do bebê e 5% oferecem um kit ao recém-nascido. Ainda segundo o coordenador da pesquisa, José Tolovi Jr., é comum as empresas adotarem horário flexível.

Outra opção é o banco de horas, para que a funcionária tenha tempo para se dedicar à maternidade. “Há empresas que abonam a ausência, em até oito horas, para que a funcionária acompanhe o filho em consultas médicas”, disse Tolovi Jr.

Sobre os diferenciais, ele ainda aponta a oferta de espaços apropriados para a realização do programa de pré-natal e para a amamentação.

Exemplo

A Mantecorp instalou um lactário na empresa, em 2003, destinado às mães-funcionárias. “Criamos um ambiente acolhedor e tranquilo dotado de equipamentos e materiais necessários para a retirada e armazenamento do leite”, disse a coordenadora do Serviço Social e Benefícios da Mantecorp, Monika Ribeiro.

A Myers Squibb, por sua vez, criou um comitê de desenvolvimento profissional, que, em 2006, inaugurou um espaço reservado às mães-funcionárias, uma sala de apoio à amamentação. O objetivo é trazer mais tranquilidade às funcionárias, além de prorrogar o período de amamentação.

No exterior

A tendência de oferecer benefícios diferenciados às mães profissionais também chegou ao México. No país, as Melhores Empresas têm em comum o benefício de custear uniformes escolares e parte das mensalidades de creches e escolas.

PUBLICIDADE

“Há empresas que concedem férias remuneradas de 45 dias para mulheres que adotam bebês de até seis meses, além de oferecer benefícios financeiros equivalentes a 10% do salário mínimo local”, detalha Tolovi Jr.

Ele acrescenta que há horários especiais de trabalho – das 8 horas às 14 horas – para que o retorno à rotina profissional seja gradativo.