Conheça as 3 regras de etiqueta do LinkedIn

É crucial que você conheça qual é a melhor forma de agir na rede social, já que o seu perfil é o seu espelho profissional

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para qualquer pessoa que está iniciando a sua carreira, ter um perfil no LinkedIn é vital para poder se conectar e conhecer contatos. Por isso, é crucial que você conheça qual é a melhor forma de agir na rede social, já que o seu perfil é o seu espelho profissional.

A seguir, descubra o que você deve e o que não deve fazer no seu perfil do LinkedIn:

1 – Pedindo por recomendações
Os pedidos de recomendação no LinkedIn são as versões virtuais das cartas de recomendação. Se você quer usar o seu LinkedIn como uma ferramenta séria para a sua carreira, cartas de recomendação são essenciais para isso. Recomendações dão maior credibilidade e aumentam a sensação de um perfil atualizado e completo. Entretanto, você deve pedir recomendações de pessoas que conhece bem e que possam falar sobre as suas qualidades e casos de sucesso. Se você está procurando por um estágio, ou não tem nenhuma experiência, peça para que os seus professores escrevam algo sobre você.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando for pedir, seja educado e coloque todos os motivos sinceros do por que você querer aquela recomendação. Caso seja um chefe antigo, ajude-o a lembrar de todas as suas conquistas e como você era um bom funcionário. Quando a recomendação ficar pronta, pergunte se você pode colocar o perfil da pessoa junto à carta, para que os outros vejam quem a escreveu. Além disso, jamais se esqueça de agradecer pelo tempo e boa vontade da pessoa que escreveu.

2 – Atualizações
Não fique atualizando o seu LinkedIn como se fosse o seu Twitter. Não poste vídeos engraçados, pensamentos aleatórios ou piadinhas – o LinkedIn é uma rede profissional e deve ser usada com seriedade. Não sincronize as suas outras redes sociais com o LinkedIn para que seus contatos vejam as suas atualizações pessoais. As atualizações na sua rede profissional devem ter utilidade e importância para a sua carreira, ou seja, algo que te dê uma boa imagem como profissional.

3 – Convidando pessoas para o seu network
Convidar pessoas para a sua rede é uma das funções mais básicas do LinkedIn. Entretanto, por mais simples pareça, convidar certas pessoas pode ser um pouco difícil. O LinkedIn foi feito para aproximar contatos que realmente se conheçam no dia a dia ou tenham interesses em comum. Amigos, professores, colegas de trabalho, e profissionais de antigos empregos são ótimos para aumentar a sua rede de contato. Mas, se você não conhece muito bem a pessoa que você deseja adicionar, pode ficar um pouco mais complicado para escolher uma rede.

Continua depois da publicidade

Para evitar qualquer problema, é essencial que você, antes de tudo, veja o perfil da pessoa para identificar qual seria o melhor grupo para encaixá-la. Descubra quais grupos ela participa, de quais círculos ela faz parte, e veja como você pode colocá-la em sua rede. Depois, usando o grupo, explique porque você está querendo adicionar a pessoa. Não coloque simplesmente o seu ex-chefe no grupo de “amigos”.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.