Confira as profissões em alta no mercado, segundo avaliação de especialista

Este ano, profissões ligadas à área de custos serão de extrema relevância para as organizações, diz Renato Grinberg

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em períodos de crise, as necessidades das empresas mudam. Não é por acaso que muitos profissionais são demitidos e outros tantos, contratados.

Sem criatividade, controle de gastos e desperdícios e avaliação de riscos, não há empresa que sobreviva a uma turbulência econômica em âmbito mundial. Por isso, de acordo com o diretor-geral da Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, as profissões ligadas à área de custos serão de extrema relevância para as organizações.

O controller, por exemplo, é o tipo de colaborador que as empresas mais irão buscar em 2009, já que ele tem como função desenvolver, planejar e criar possibilidades para a ligação entre a contabilidade e as outras áreas financeiras da companhia.

Mais profissões em destaque

Aprenda a investir na bolsa

Grinberg ressalta ainda que dados de recrutamento on-line mostram um crescimento por profissionais das áreas de Finanças, Administração, Contábil, Fiscal e de Risco. Ao que tudo indica, os setores que cuidam das finanças das empresas se tornaram foco dos investimentos nas empresas.

A pesquisa mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos comprova a explicação do diretor-geral da Trabalhando.com.br. Segundo o estudo, em janeiro último, a maioria das vagas oferecidas eram para a área financeira, que registrou um crescimento de 60% ante dezembro de 2008 no número de postos de trabalho.

Além disso, alguns setores que não apresentaram um aumento de vagas, mas permaneceram estáveis, foram o comercial (com 14% das vagas criadas), a engenharia (8%), o administrativo (7%) e o de tecnologia da informação (4%).