Em carreira / concurso-publico

7 dicas essenciais para passar em concursos públicos

Concursos com inscrições abertas têm mais de 15 mil vagas agora

Concurso Público
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Concursos públicos abertos neste momento estão com mais de 17 mil vagas abertas em todo o Brasil. Além da estabilidade, algumas destas vagas oferecem salários consideravelmente altos, de até R$ 26,1 mil. 

Com tantos atrativos, estes concursos se tornam extremamente concorridos. Para ajudar os concurseiros, Gabriel Henrique, coach de carreira e professor da Central de Concursos, oferece 7 dicas essenciais para se dar bem em uma prova de concurso público e atingir a estabilidade. Confira:

1. Preparação. "Prepare-se de maneira tranquila e consciente para o concurso sem se importar com o número de candidatos", diz o especialista. "O importante é que você esteja bem preparado. Certifique-se das provas que deve prestar e seu conteúdo; selecione os livros e apostilas para o seu estudo; avalie o tempo disponível e faça uma distribuição racional; inicie o estudo em um curso preparatório especializado e não interrompa sua preparação até a véspera da prova".

2. Revisão. "No período de revisão você não vai estudar tudo de novo", ele garante. "Não há tempo para isso, nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelos resumos, esquemas e fichas que você preparou durante sua fase de preparação".

3. Comece pelas mais fáceis. Na hora da prova, diz, "leia a de forma abrangente. Avalie as questões e veja as que você conhece bem, as que conhece regularmente e as que parecem difíceis". Na prática, "Inicie a resolução da prova pelas questões que julgar mais fáceis, passando para as de dificuldades média e, somente no final, resolva as de maior dificuldade. Dessa forma, você ganha tempo e adquire confiança".

4. Faça um rascunho. "Antes de dar a sua resposta organize tudo em um rascunho. A realização de um bom esquema é fundamental para as questões discursivas, quando houver. Cuidado com a ortografia, cuidado com os cálculos e cuidado, no caso da múltipla escolha, com a marcação no cartão-resposta".

5. Controle o horário. O tempo pode ser usado a favor do concurseiro. "Aproveite bem todo o tempo concedido para o exame. Antes de terminar a prova, aproveite um bom espaço de tempo para fazer a revisão final. Nessa fase, muitos equívocos acabam sendo detectados e, com isso, o candidato garante pontos preciosos".

6. Otimismo. Pensamento negativo prejudica resultados. Gabriel sugere: "faça sua prova com todo o otimismo, na certeza de que com isso você terá o melhor rendimento possível. Tenha confiança em você e em sua preparação, sabendo que a conquista da vaga é importante, mas que se ela não for possível ainda, outras oportunidades surgirão e certamente com a experiência adquirida você vai obter o sucesso esperado".

7. Estudo permanente. Por último, mas não menos importante, "crie o hábito de estudar permanentemente, e não apenas visando a este ou àquele concurso", ele ensina. "Muitas vezes surgem oportunidades na qual você terá de mostrar o seu desempenho acadêmico e já estando bem preparado você estará em melhor condição do que muitos de seus concorrentes".

Investir com sabedoria também garante estabilidade financeira. Abra uma conta na XP.

 

Contato