Em carreira / concurso-publico

5 dicas para conseguir uma aprovação em um concurso público

Muitos profissionais buscam vagas de trabalho de concursos públicos devido à estabilidade proporcionada 

concurso público - educação - candidato - vestibular
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Muitos profissionais buscam vagas de trabalho de concursos públicos principalmente em busca de estabilidade. A procura é alta, mas para conseguir a vaga, em geral, é necessário passar por provas bem elaboradas e que exigem bastante do candidato.

Para ajudar as pessoas que pretendem fazer um concurso público, Gabriel Henrique Pinto, professor e coach de eficiência da Central de Concursos, listou seis dicas para auxiliar o candidato rumo à aprovação. Confira:

  1. Defina seu objetivo
  2. O professor explica que é crucial escolher a área e a carreira que você pretende seguir, antes de começar a prestar vários concursos. "É preciso levar em conta um conjunto de variáveis na hora da escolha, como a afinidade com o trabalho que vai ocupar boa parte do seu dia", diz. Até porque a preparação para o concurso toma tempo e dedicação. Os concursos são geralmente divididos em áreas como jurídica, tributária, educação, operacional, entre outras.
  3. Preparação antecipada
  4. Todo concurso tem um edital, que oferece orientações e explica a dinâmica da prova, que é divulgado perto da data da prova. Mas o professor orienta que o candidato comece a estudar antes desse momento. "Quando sair o edital pode não haver tempo hábil para estudar todo o conteúdo que será cobrado na prova", diz.
  5. Plano de estudos
  6. Segundo o professor, essa nova rotina requer organização e montar um cronograma é essencial para ajudá-lo nesse processo. É a partir dele que você vai planejar seus estudos e conciliá-los com suas responsabilidades pessoais e profissionais. "Lembre-se de sempre estabelecer metas realistas e coerentes com os seus horários, evitando, assim, desânimo por não cumprir o objetivo", explica o professor.
  7. Revisão
  8. É necessário reservar um tempo para a revisão dos estudos, segundo o professor. "Você não vai estudar tudo de novo. Não há tempo para isso.Nesse momento faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelos resumos, esquemas e fichas que você elaborou durante sua fase de preparação", diz. Essa estratégia pode ajudar você a consolidar as partes mais importantes do conteúdo, mas para conseguir fazer uma revisão é importante que você comece a estudar com antecedência. 
  9. Curso preparatório.
  10. Outra dica dada pelo professor é procurar um curso preparatório para auxiliar você no processo de estudo. "Ter uma orientação pedagógica experiente, com professores especialistas em concursos públicos faz diferença na hora da aprovação", diz. 

Quer juntar dinheiro para investir na sua carreira? Abra uma conta na XP. 

 

Contato