8 formas de evitar os erros que estão te impedindo de ter sucesso

Estar aberto a ouvir o que o outro tem a dizer pode ajudar a ter boas ideias, melhorar seu negócio e crescer profissionalmente

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – Conseguir apoio para suas ideias demanda energia e criatividade, mas também um pouco de autoconsciência. Sucesso profissional não é apenas um jogo de números – mas sim de poder aproveitar o seu talento e das pessoas ao redor. Desenvolver e entender mecanismos de feedback pode ser fundamental para aproveitar melhor cada conversa que você tem no seu emprego ou negócio e pode assim refinar os próximos passos.

Para ajudá-lo a criar e desenvolver esses mecanismos de feedback, o portal Entrepeneur publicou um texto com os oito erros mais comuns e estratégias para superá-los. Confira: 

 1. Reconheça a importância do outro

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Muitas pessoas apenas sentam e começam a falar sobre elas mesmo e o que elas precisam. Elas não reservam um tempo para agradecer outras pessoas e conhecer quais são seus interesses. Comece dando a outras pessoas entre três e cinco minutos. Deixe-a falar e compartilhar suas experiências.

Você irá perceber que as pessoas vão colocar o celular de lado, parar para refletir e conversar. Elas vão se abrir para você, porque você mostrou estar interessado no que elas têm para dizer. Elas poderão falar algo que pode ajudar você a persuadi-lo, o que importa e o que não importa.

2. Fale sobre visões e não habilidades

Continua depois da publicidade

Dizer o que você faz apenas não é suficiente. É mais eficaz falar sobre suas experiências, cite um exemplo prático no qual havia um desafio ou uma meta e você precisou aprender algo novo para encontrar uma solução para o problema.

3. Ofereça um conhecimento único

Se você tem alguma aptidão, deixa a mais evidente e dê exemplos. Pense sobre suas experiências e como elas te levaram a adquirir habilidades particulares. Se depois de uma reflexão, você achar que realmente não tem qualquer experiência única para oferecer, considere isto como um alerta. Busque encontrar algo que só você pode oferecer para que suas ideias sejam verdadeiramente insubstituíveis.

4. Construa relações de confiança

As pessoas estão preocupadas com suas próprias questões. Então você precisa dar o tempo necessário para que elas se sintam mais confortáveis sobre os riscos envolvidos. Isso serve para uma contratação, financiar uma ideia trabalhar com você ou para você.

Felizmente confiança pode ser construída de vária formas. Você pode ter um grande volume de clientes, ter sido um excelente aluno, antigos empregados que são respeitados no mercado, dizer-lhes sobre prêmios que recebeu e mostrar coisas que você construiu. Até mesmo escrevendo e falando é possível construir confiança. Use a tecnologia a seu favor, busque referências sobre a pessoa na internet, leia um texto ou um vídeo publicado por ela. Isso pode ajudar a construir uma boa impressão antes mesmo conhece-la pessoalmente.

5. Chame a concorrência

Não se trata apenas de ser original. Você pode oferecer um produto ou serviço que já existe, mas faça isso de uma forma diferente de seus concorrentes e da melhor maneira possível. Apresente seu processo, conheça melhor o seu cliente, dê exemplos, isso irá ajudar as pessoas interessadas a ter uma ideia do resultado final.

6. Planeje, mas não deixe de experimentar

Refrescar sua mente é importante, mas você precisa ter os pés no chão. Mostre qual é o seu processo, apresente um planejamento, mas mostre também outras possibilidades e como o projeto pode evoluir ou mudar.

7. Explique suas urgências

Não encerre uma reunião se tiver indeciso. Mostre o que você precisa agora. Não deixe nada para depois. Se não conseguir atrair interesse, mostre seu projeto para alguém próximo que posso ajudá-lo no convencimento. O caminho mais fácil não é o único. A pessoa que você está tentando atrair para o seu negócio pode não ter visto valor naquilo que você está oferecendo, mas ela pode mudar de ideia com a ajuda outra pessoa.

8. Pratique, pratique, pratique

Se eles não estão pedindo para acompanhar o processo ou fazendo perguntas perspicazes, isso demonstra falta de interesse. Isso não é um sinal de fracasso, mas você pode estar mais perto do seu ponto inicial. É preciso ter autoconsciência e saber ler os sinais mais discretos. Peça feedback, processe o que foi solicitado pensa o que é relevante para o próximo encontro. Comprometa-se com esta estratégia, e isso vai ajudar a trazer o seu projeto a vida de novo.