5 dicas para alcançar o sucesso profissional mais rápido

Se você tem 20 e poucos anos e sonha em ter uma carreira promissora, esse texto é para você

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – A chamada geração Y recebe diversas críticas e muitas vezes é considerada mimada, mas não há dúvida de que sejam ambiciosos. Estar no controle de suas vidas é um dos objetivos comuns desses jovens, e uma boa forma de fazer isso é sendo empreendedor.

Para auxiliar você o site Business Insider listou cinco dicas que podem facilitar o caminho que vai te levar ao topo mais rápido. Confira:

1. Candidate-se para cargos de liderança

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para tornar-se um chefe mais cedo, você tem que mostrar ao seu empregador desde o início que você é capaz de um papel de liderança. Este não é o momento para se esconder. Sempre que tiver a oportunidade de se candidatar a esses postos, demonstre interesse, defende Jonathan Coughtrey, gerente de conteúdo do blog de finanças pessoais Action Economics!.

“Eu me tornei supervisor de uma equipe de seis pessoas na minha empresa, quando eu tinha 23 anos”, diz Coughtrey, que hoje aos 28 anos foi promovido a gerente e é responsável pela implantação de um projeto que envolve mais de 75 pessoas.

Se você é jovem e recém-formado, seu chefe pode acabar subestimando sua capacidade e duvidar da sua habilidade em gerenciar uma equipe. Candidatar-se a cargos de liderança mostra segurança e pode ser uma oportunidade de você mostrar que é capaz. Use a sua juventude a seu favor, talvez você tenha habilidades que funcionários seniores não têm.

Continua depois da publicidade

“Meus chefes perceberam isso e quando apareceram oportunidades, meu nome estava no topo da lista”, afirma Jonathan Coughtrey.

2. Desenvolva as qualidades de um chefe

É preciso mais do que educação e uma boa avaliações de desempenho para se tornar um chefe no início de carreira, você também precisa agir como um chefe. Os empregadores olham para os grandes líderes da equipe quando decidem se vão promover alguém para um cargo de gerência ou de supervisão. Você acredita que tem um perfil de liderança e que pode contribuir para o sucesso da empresa?

A geração Y comete o erro de apenas focar em se tornar um chefe, e esquecem o que é realmente necessário para chegar a este ponto. “Foque em que capacidades e realizações são necessárias para chegar onde você pretende”, diz o coproprietário e diretor de marketing da Seoplus +, uma agência de marketing digital. “Um bom chefe lidera servindo de exemplo, comunica-se bem, mostra paixão, disciplina, organização, criatividade, supera e quebra paradigmas”.

Saiba como incorporar essas características e você não só vai ganhar o título de chefe, mas também o respeito e se tornar um líder eficaz.

3. Aprenda a construir relações ´face to face’

A geração Y é a primeira que cresceu em um mundo digital, por isso são muito bons em enviar e receber e-mail, mensagem de texto e navegar em redes sociais. Entretanto, muitas vezes tem dificuldade em uma conversa real. O conhecimento da tecnologia e o mundo digital é altamente benéfico no mundo corporativo de hoje, no entanto, para ser um bom chefe é preciso familiaridade com todos os tipos de comunicação. As pessoas de outras gerações muitas vezes preferem uma comunicação mais direta, então você precisa ser mais adaptável.

“Os líderes das gerações mais jovens são os mais sociáveis da história. Eles estão em constante contato com os colegas e familiares através de mensagens e redes sociais. Mas, eles também são altamente isolados, porque muito de suas relações são mediadas pela tecnologia. Isto levou a ter pouca habilidade de lidar com as pessoas e com suas emoções”, ressalta Tim Elmore, fundador e líder da Growing Leaders, um programa de preparação de liderança para estudantes.

4. Questione o que você quer

Sua pouca idade pode fazer seu chefe pensar que você não é capaz de exercer um papel de liderança. E mesmo sabendo que você é capaz ele pode adiar isso, oferecendo-lhe uma promoção. Mas se chefiar é um objetivo, você pode expressar seu desejo mostrando confiança e sem ser arrogante. “Muitas vezes o seu próprio patrão não tem ideia de que você quer ser um chefe, por isso é bom ter uma conversa franca”, aconselha o coach especializado em carreira e liderança, Kamara Toffolo, que também faz parte da geração Y.

5. Pavimente seu próprio caminho

Claro que para se tornar um chefe é preciso avançar alguns degraus. Se você está se sentido preso e desmotivado, não tenha medo de pular do barco e abrir seu próprio negócio.

“O maior erro dessa nova geração é seguir os mesmos passos dos seus pais. Começando de baixo e crescendo aos poucos até se tornar o CEO e isso não funciona mais”, explica Nick Fox, coach de carreira e fundador da Sucess Hacking. “Eu só percebi isso quando abandonei o barco e percebi que a melhor maneira de se tornar um chefe é trilhando seu próprio caminho”.

Se você ainda mora com seus pais e tem poucas despesas, ou ainda é solteiro e não tem filhos, esse é o momento certo para construir seu próprio negócio e ter o controle total da sua renda e tempo. É muito mais difícil dar esse salto quando você é mais velho e com muito mais responsabilidades. Em outras palavras, a hora é agora.