Carreiras: como se certificar de ter escolhido uma profissão que tem futuro?

Para escolher bem uma profissão, jovem deve conversar com alguém que tenha, pelo menos, dez anos de experiência na área

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Escolher uma carreira não é das tarefas mais fáceis, ainda mais para quem é muito jovem e não tem grande conhecimento sobre as diversas profissões. Nessa busca, ainda é preciso fazer um grande trabalho de autoanálise, observando quais são as competências, talentos, aptidões e habilidades. Além disso, é preciso se certificar de que todos esses elementos se encaixam com a área que você pretende seguir.

O futuro da profissão
A questão é que o processo de escolha da carreira não termina aí. Mais do que ter mapeado o perfil comportamental e verificado se ele está de acordo com a profissão que deseja seguir, é importante checar se a profissão escolhida tem futuro.

Todos os anos surgem as “carreiras da moda”, que nada mais são do que profissões do momento, que todo mundo quer seguir, achando que seu futuro está garantido e que o mercado de trabalho irá oferecer oportunidades incríveis e por muito tempo.

Continua depois da publicidade

O problema é que nem sempre uma profissão que se torna a estrela do momento vai muito longe, o que poder resultar em muita frustração. Como, então, lidar com isso?

Converse com quem entende
O sócio-fundador da Alliance Coaching, Sílvio Celestino, explica que o jovem precisa observar qual a tendência da carreira que escolheu, mas sem esquecer que “uma tendência é uma aposta”, ou seja, não é algo confirmado, concreto. Celestino ainda diz que nem sempre um jovem tem condições de fazer esse tipo de análise, pelo pouco conhecimento de mercado e pela falta de experiência.

Se você não se sente seguro para fazer essa avaliação, vá atrás de quem sabe. A fórmula, portanto, é bastante simples: reflita bastante e selecione algumas profissões, depois encontre uma pessoa que já trabalhe nela há, pelo menos, dez anos.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos anos, as profissões passam por fases, ou seja, momentos de alta e de baixa. Um profissional que já está há bastante tempo na área é altamente indicado para dizer quais os desafios da carreira. Aí, sim, você poderá fazer uma escolha mais segura.

O importante, portanto, é evitar se influenciar por uma profissão aparentemente promissora. Nos próximos anos, por exemplo, o Brasil terá dois grandes eventos esportivos, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016. A carreira de turismo pode parecer muito atrativa no momento, mas e depois dos jogos? Você já pensou nisso?