Carreira: já imaginou ser premiado com uma viagem de férias?

Empresas utilizam o turismo como forma de premiar o funcionário pelo bom desempenho apresentado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um dos pontos mais polêmicos no mercado de trabalho é a maneira como as empresas, especialmente os gestores, agem em relação ao desempenho apresentado pelos funcionários.

Agradar é difícil

É bastante comum a queixa entre os trabalhadores, dizendo que, ao realizarem um trabalho excelente, recebem como avaliação algo como “não fizeram mais do que sua obrigação”. Já quando a atuação fica abaixo do esperado, estão sujeitos a severas críticas.

Mas nem tudo é assim tão negativo…Você já imaginou, depois de tanto trabalho, ser premiado por seu desempenho e, perto das suas férias, ser surpreendido com uma viagem totalmente financiada pela empresa? Parece sonho, mas isto existe!

Modelo internacional

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com informações divulgadas pela revista LT Destinos, publicação da Latin Trade, as viagens de incentivo (como são chamadas estas “premiações”) vêm sendo bastante utilizadas em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2005, as empresas investiam, em média, US$ 29 bilhões por ano com esse tipo de recurso.

Curiosamente, os países da América Latina lideram a lista de destino destes bons funcionários. Os motivos? Além das belas paisagens e do povo hospitaleiro, os baixos custos e o medo de ataques terroristas fortalecem a decisão.

Reflexos positivos

É natural que uma premiação como esta levante, e muito, o desempenho de uma equipe. A alternativa torna-se, sem dúvida, um bom negócio para ambas as partes.

A boa performance do funcionário, especialmente na área de marketing e vendas, faz com que o resultado obtido reflita diretamente no faturamento das corporações.

Já para os profissionais, é natural que forcem o ritmo, superando limites para garantir o roteiro do próximo período de descanso…