Carreira: como lidar com as conversas difíceis?

Segundo consultor, em primeiro lugar, é preciso controlar as emoções; além disso, superar diferenças e gerenciar fluxo de informações

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Que pessoa nunca ficou nervosa ou sentiu aquele friozinho na barriga quando precisou passar por uma conversa difícil no escritório? Seja para dar uma bronca, seja para recebê-la ou para demitir alguém?

De acordo com o consultor norte-americano Douglas Stone, estas conversas invadem todos os setores e níveis hierárquicos da empresa. “Quanto mais responsabilidades adquiridas, maior a dificuldade em administrar diálogos difíceis”, disse ao periódico mensal Administrador Profissional.

Como lidar?

Segundo o consultor, o segredo para lidar com esta situação é, em primeiro lugar, saber controlar a ansiedade. Ter informações suficientes para tomada de decisões, o que transmite segurança, e saber como se comportar são essenciais.

Aprenda a investir na bolsa

“As conversas difíceis aparecem de opiniões e pressupostos. Por isso, saiba a base de sua informação para, depois, propagá-la corretamente”, afirmou.

Dicas

Para lidar com estas conversas, o consultor afirmou que o profissional deve saber:

  • Superar diferenças: conversar com o próximo mesmo tendo opiniões divergentes;
  • Gerenciar fluxo de informações: saber quando e de onde chegam as informações, bem como se são importantes para o coletivo;
  • Dar más notícias: este caso exige cuidados, já que o autor das informações pode sofrer retaliações.

“Divulgar uma notícia ruim compromete nossa imagem. Não conseguimos ver nossa expressão, o que significa dizer que, nessas horas, precisamos aprender a nos comportar, principalmente se estivermos ocupando cargos de grande importância”, finalizou.