Carreira: abrir negócio próprio requer cuidado. Confira dicas de sucesso!

Número de negócios estáveis aumenta, mas muitas empresas ainda não conseguem se manter abertas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O número de brasileiros que montam um negócio próprio tem crescido no Brasil. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2006 do GEM – instituto que mede as taxas de empreendedorismo mundial – apesar de o País ter mantido a 5ª colocação no número de empreendedores (dentro de um ranking de 42 países), o percentual das empresas que se mantêm estabelecidas passou de 7,6%, em 2003, para 12,09%, no ano passado, o que representa um total de 14,2 milhões de empreendimentos.

Quando o assunto é motivação para se montar um novo negócio, a pesquisa revela que a oportunidade e a necessidade caminham praticamente juntas. Entre 2005 e 2006, não houve variações importantes nas taxas de empreendedores por oportunidade e por necessidade.

A primeira manteve-se na casa dos 6%. Já o empreendedorismo por necessidade não variou significativamente e passou de 5,3% para 5,6%. É possível, então, afirmar que para cada indivíduo que abre um novo negócio por oportunidade, outro abre por necessidade.

Continua depois da publicidade

Mortalidade das empresas

No entanto, nem todo novo negócio consegue sobreviver no mercado. Dados do GEM mostram que, dos empreendedores iniciais em 2006, 9,3% não conseguiram dar continuidade aos negócios. No acumulado de 2002 a 2006, o número sobe para 13,3%. As razões apresentadas pela falência do negócio variam da seguinte forma:

Fórmula do Sucesso

Algumas atitudes ajudam significativamente no sucesso do negócio. Confira as dicas:

Cuidado!

Alguns pontos devem ser avaliados antes de se aventurar em um negócio próprio, entre eles estão:

Continua depois da publicidade