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SÃO PAULO – O número de brasileiros que montam um negócio próprio tem crescido no Brasil. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2006 do GEM – instituto que mede as taxas de empreendedorismo mundial – apesar de o País ter mantido a 5ª colocação no número de empreendedores (dentro de um ranking de 42 países), o percentual das empresas que se mantêm estabelecidas passou de 7,6%, em 2003, para 12,09%, no ano passado, o que representa um total de 14,2 milhões de empreendimentos.
Quando o assunto é motivação para se montar um novo negócio, a pesquisa revela que a oportunidade e a necessidade caminham praticamente juntas. Entre 2005 e 2006, não houve variações importantes nas taxas de empreendedores por oportunidade e por necessidade.
A primeira manteve-se na casa dos 6%. Já o empreendedorismo por necessidade não variou significativamente e passou de 5,3% para 5,6%. É possível, então, afirmar que para cada indivíduo que abre um novo negócio por oportunidade, outro abre por necessidade.
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Mortalidade das empresas
No entanto, nem todo novo negócio consegue sobreviver no mercado. Dados do GEM mostram que, dos empreendedores iniciais em 2006, 9,3% não conseguiram dar continuidade aos negócios. No acumulado de 2002 a 2006, o número sobe para 13,3%. As razões apresentadas pela falência do negócio variam da seguinte forma:
- Razões pessoais 28,6%;
- Razões financeiras 21,4%;
- Muita competição 14,3%;
- Falta de clientes 7,1%;
- Outra 7,1%.
Fórmula do Sucesso
Algumas atitudes ajudam significativamente no sucesso do negócio. Confira as dicas:
- Fazer um bom plano de negócios é fundamental. Não basta ter o dinheiro para iniciar o negócio e não ter uma reserva para manter o empreendimento enquanto ele não der o retorno esperado;
- Analisar a concorrência e o mercado. Lojas que vendem produtos que estão na moda – como ovos de chocolate na Páscoa – são de alto risco;
- Cuidar do contrato social. Há detalhes que não podem ser ignorados, como definir a parte e as funções de cada sócio e o que fazer no caso de morte de um dos donos;
- Ter um bom contador. Você provavelmente não saberá lidar com todos os tramites burocráticos que um negócio exige;
- Reciclar-se. É sempre importante se manter atualizado participando de palestras e feiras do setor;
- Ter perseverança. Um negócio costuma demorar dois anos para dar lucro.
Cuidado!
Alguns pontos devem ser avaliados antes de se aventurar em um negócio próprio, entre eles estão:
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- A má gestão financeira pode acabar com seu negócio. Dificuldades de calcular preços e descuido com o fluxo de caixa são fatais;
- É preciso reavaliar constantemente as necessidades do mercado e pesquisar se o seu produto continua atraente aos consumidores;
- Cuidado com os sobressaltos da conjuntura. Num país de instabilidade econômica, é preciso ter reservas para agüentar recessões, enfrentar perda de renda do consumidor e encarar altas dos juros;
- Não deixe os problemas pessoais interferir nos negócios. Empresas de estrutura enxuta podem ser abaladas por problemas com o dono ou com o chefe;
- A desorganização é um dos fatores que mais colaboram para a derrocada. Jamais misture as contas pessoais com as da empresa.