Área comercial foi a que mais contratou em março, diz consultoria em RH

De acordo com pesquisa, demanda por profissionais no setor concentrou 12,6% das oportunidades no último mês

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – Em março de 2012, o setor comercial foi o que mais ofereceu empregos, segundo um levantamento mensal realizado pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos.

De acordo com as informações divulgadas nesta quarta-feira (11), o segmento em questão concentrou cerca de 12,6% das oportunidades.

Na sequência, destacaram-se áreas como engenharia, com 8,6% das vagas, e administrativa, com 7,3%. Já o setor financeiro alcançou a quarta posição, registrando 6,6% da demanda por profissionais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Graduações em destaque
No quesito graduação, engenharia manteve a liderança dos últimos meses dentre os profissionais mais procurados no período, com participação de 21,64%.

Também se destacaram, no terceiro mês do ano, as graduações de Administração (15,16%), Ciências Contábeis (5,49%), Economia (5,49%), Propaganda, Publicidade e Marketing, além de Direito (ambas com 2,38%).

Números gerais
Ainda conforme o levantamento da Ricardo Xavier, que abrange São Paulo (capital e Grande SP), Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, a localidade que mais abriu vagas no mês de março foi São Paulo, com 33,82% das oportunidades.

Continua depois da publicidade

Campinas apareceu na segunda colocação, com 27,54%, sendo seguida por Porto Alegre (15,27%), Salvador (14,56%), Rio de Janeiro (4,46%), Belo Horizonte (4,05%) e Curitiba (0,30%).

Ao todo, a Ricardo Xavier Recursos Humanos registrou a abertura de 1.703 novas posições no mês de março – número 2,5% superior ao registrado em fevereiro e 60,6% maior ao apurado no mesmo período do ano passado.

“Historicamente tudo acontece no País após o Carnaval, e isso também se aplica à oferta de vagas. Mas o aumento expressivo do número de oportunidades está relacionado à recuperação do mercado, já que ainda havia grande insegurança em decorrência da situação econômica mundial. Nesse sentido, o resultado de março indica que os investimentos estão sendo retomados”, declarou o diretor-feral da consultoria, João Xavier.

Continua depois da publicidade

O estudo informou ainda que as empresas brasileiras abriram 80,39% das novas oportunidades de emprego, sendo o restante das vagas oferecido por multinacionais.