Aprenda a vender suas aptidões profissionais, mas fuja da soberba

"Seja leal, deixe sempre transparecer seus valores e quem você é", adverte sócio da Steer Recursos Humanos

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Para sobreviver no competitivo mercado de trabalho, nada melhor do que saber vender suas aptidões profissionais, tanto para os colegas quanto para contatos de sua rede de relacionamentos. O cuidado é não ser desagradável. Na ânsia de “vender seu peixe”, muitos profissionais acabam falando demais e até demonstrando ser uma pessoa que não é.

O sócio da Steer Recursos Humanos, Ivan Witt, explica que, para início de conversa, é importante ser autêntico e íntegro, independentemente da situação – e o conselho inclui entrevistas de emprego. “Seja leal, deixe sempre transparecer seus valores e quem você é. Não caia na tentação de parecer uma ‘estrela’. Já presenciei muitas pessoas que, na hora da entrevista, acabam indo para o lado do exibicionismo.”

“Mas o profissional de recursos humanos tem experiência e conhecimento suficientes para derrubar a máscara por meio de perguntas”, acrescenta, ao citar um exemplo: “Todo mundo coloca no currículo que tem inglês fluente. Eu, por exemplo, faço o teste do inglês por telefone. Poucos são realmente fluentes. É melhor falar que tem inglês intermediário ou técnico ou suficiente para se virar.”

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As aptidões mais procuradas

Quer vender suas aptidões profissionais? Então, saiba quais são as características mais valorizadas no mundo corporativo. Witt garante que as empresas procuram, prioritariamente, pessoas perseverantes, otimistas e humildes. “Normalmente, as pessoas que fazem sucesso resistem a adversidades com bom humor. Não tem nada pior do que trabalhar com profissionais pessimistas.”

Outra dica é escutar o que o outro tem a dizer. Ouvir mais e falar menos é importante, principalmente para quem está indo a novos ambientes. Acima de tudo, entretanto, é necessário atingir os resultados esperados pela empresa. No lugar de desculpas, indique soluções. “Faça acontecer, não procure desculpas.”

A tentação da soberba

Profissionais em postos altos e que estão há um tempo considerável no ramo tendem a ficar arrogantes. Por conhecerem muito, acham que não precisam aprender mais nada. “É necessário estar sempre se aprimorando. A ascensão profissional nunca deve vir acompanhada da soberba. É um passo na direção errada. Quem demonstra saber tudo revela que não está mais disposto a aprender”, alerta o especialista.

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Vendendo aptidões nas aulas

Se a ocasião para vender as aptidões é a pós-graduação ou o MBA, lembre-se de participar dos trabalhos em grupo e sempre ajudar os outros, já pensando na imagem que os colegas criarão de você. De novo, o bom humor é bem-vindo, sempre. Trate bem até mesmo pessoas mais jovens e com pouca experiência, pois, como o mundo dá voltas, amanhã uma delas poderá ser seu chefe.