Apesar da crise, pesquisa aponta que mercado de trabalho permanece aquecido

Porto Alegre tem o destaque regional, com alta de 52,38%, e o curso de Engenharia foi a graduação mais requisitada

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos destacou que o mercado de trabalho permanece aquecido neste começo de ano. Em janeiro, o número de empregos criados cresceu 16,50% na comparação com dezembro de 2008. No total, foram criadas 2.154 vagas em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da Ricardo Xavier, Hélio Terra, apesar da crise financeira mundial, há uma certa dose de otimismo dos empresários para o ano de 2009.

“Muitas empresas estão demitindo, mas há várias também contratando
e investindo em seu capital humano”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comparação regional

A pesquisa abrange algumas das capitais e cidades mais importantes economicamente para o País, como São Paulo (capital de Grande SP), Campinas (no interior de São Paulo), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Dentre elas, a que mais se destacou em janeiro, em termos de crescimento, foi Porto Alegre, com alta de 52,38%. Em seguida, vieram as cidades do Rio de Janeiro (35,81%) e Campinas, com 18,24%. Já São Paulo ficou em quarto lugar, com aumento de 16,35%.

Destaque

O setor que mais ofereceu inserção no mercado de trabalho, no primeiro mês do ano foi a área financeira, registrando um crescimento de 60% ante dezembro de 2008.

Continua depois da publicidade

Uma das possíveis explicação para esse fato é que as empresas estão mais preocupadas em reorganizar as suas finanças no atual cenário de crise.

Além disso, alguns setores que não apresentaram um aumento de vagas, mas permaneceram estáveis foram: comercial (com 14% das vagas criadas), engenharia (8%), administrativo (7%) e tecnologia da informação (4%).

As graduações mais requisitadas

Os dez cursos de graduação mais procurados pelas empresas contratantes em janeiro foram:

Continua depois da publicidade

Curso Número de Candidatos solicitados
Engenharia 666
Administração 492
Ciências Contábeis 259
Economia 193
Publicidade/Prop./Mark. 89
Direito 71
Psicologia 54
Análise de Sistemas 53
Tecnologia da Informação 40
Comércio Exterior 20

Fonte: Ricardo Xavier Recursos Humanos