Agronomia: profissão alia conhecimento do campo, pesquisa e negócios

Agrônomo deve acompanhar desde o plantio ou criação de rebanhos até a comercialização da produção

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Quem acompanha o mercado de trabalho sabe que a realidade mudou e que as exigências hoje são muito maiores: é esperado do profissional uma visão do todo, poder de negociação, interesse pela pesquisa, pelo estudo e habilidade em trabalhar em equipe.

Dentro da agronomia isso não é diferente. Quem ainda tem em mente a visão de que o agrônomo vive isolado, no meio de plantações e criações, está redondamente enganado.

É certo que este profissional planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, bem como a criação dos rebanhos. Mas seu trabalho vai muito além. Ele atua também em escritórios, mantém-se atualizado sobre tecnologias e pesquisas científicas, controla estoques, checa cotações e acompanha o mercado nacional e internacional.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sendo assim, a visão de negócio é fundamental também neste ramo de atuação. Afinal, o agribusiness no Brasil tem mostrado crescimento e, embora os diferentes setores da produção rural brasileira necessitem de modernização, não há como desprezar considerável avanço.

Onde trabalhar?

O agrônomo pode trabalhar na fazenda, em empresas, indústrias e cooperativas do setor agrícola e de produtos animais, além de instituições financeiras que tenham negócios voltados à atividade rural.

Este profissional atua em toda a cadeia dos agronegócios. Tem condições de planejar a colheita, o armazenamento e de gerenciar a distribuição da safra. Pode ainda voltar suas atenções para o ensino e para a pesquisa, e encontra boas possibilidades também na área ambiental, principalmente em ONGs e ações voltadas ao reflorestamento.

Continua depois da publicidade

Estudos e pesquisas

O curso de Agronomia tem, em média, cinco anos de duração, compostos por muito estudo e pesquisa. Nos primeiros dois anos o aluno terá contato com disciplinas como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística.

No decorrer do curso, o lado prático vai recebendo maior destaque, por meio das disciplinas profissionalizantes, como manejo de pastagem, climatologia, administração rural e mecanização agrícola.

O estudante deve ainda cumprir uma carga horária de estágio profissional supervisionado, que pode ser feito em fazendas, laboratórios ou institutos de pesquisa.

Continua depois da publicidade

Mercado de trabalho

As indústrias alimentícias e agroindustriais costumam contratar agrônomos, principalmente especialistas em economia e administração rural, para gerenciar toda a cadeia produtiva. Isso significa dizer que ele acompanha todos os processos, desde o cultivo no campo até a comercialização e garantia de boa qualidade do produto que chega ao consumidor.

Além das regiões Sudeste e Sul, registra-se procura pelos agrônomos também na região Centro-Oeste, em razão de grandes culturas, como a soja.