6 habilidades que o mercado de trabalho exige de você

Você sabe quais habilidades que o mercado de trabalho exige de você? Veja 6 delas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A competitividade do mercado de trabalho faz com que seja necessário desenvolver uma série de habilidades profissionais. A seguir, confira as seis habilidades chave para ser contratado de vez:

1. Gerenciamento de projetos: o mercado de trabalho atual dá muito valor para o desenvolvimento de novos projetos. Se você quer ser contratado por uma empresa é fundamental que seja capaz de planejar, organizar e gerenciar novos projetos. Fique atento aos compromissos, prazos e passos do trabalho. Organize-se de maneira que os prazos definidos sejam cumpridos. Não se esqueça de contar com imprevistos.

2. SEO, SEM e mídias sociais: ter noções de SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e mídias sociais pode garantir a sua contratação. Atualmente as tecnologias estão cada vez mais presentes no processo de trabalho, e saber as estratégias corretas para aumentar as visitas do site da companhia ou sua localização nos mecanismos de busca pode dar pontos extras a você.

Continua depois da publicidade

3. Pensamento crítico e análise de dados: esse tipo de habilidade, embora seja abstrato, tem peso muito grande na decisão de contratação de um funcionário. Treine a sua capacidade de avaliar a analisar informações. Use as suas conclusões para gerar prognósticos, recomendações e planos de projetos. Contudo, lembre-se de que a abordagem escolhida faz diferença. Seja profissional e pertinente nas suas observações.

4. Experiência de vendas: esse tipo de habilidade não é exigido necessariamente pela venda e sim pelas qualidades que a venda exige de uma pessoa, como ser articulado, simpático, perspicaz, paciente, etc. Portanto, mesmo que você nunca tenha trabalhado como vendedor invista em desenvolver esse tipo de habilidade. Treine a sua articulação e paciência. Estude sobre o assunto com o qual vai trabalhar. Um bom vendedor sabe tudo sobre o produto que vende.

5. Escrita: mesmo que você tenha se formado em Administração de Empresas, Matemática ou Química, em algum momento será necessário escrever. Você não precisa ser um Shakespeare, apenas deve escrever com correção e clareza. Treinar a sua escrita não é difícil, basta que você tenha as ferramentas certas. Tente escrever mais, simplesmente para pegar prática.

Continua depois da publicidade

6. Resolução de problemas: ver um problema se desenrolar e não trabalhar para resolvê-lo faz com que você seja parte dele. Você não precisa estar envolvido em todos os problemas do seu ambiente de trabalho, mas também não deve ser o tipo de pessoa que coloca obstáculos em todas as situações. Tente desenvolver seu pensamento inovador e busque soluções inusitadas para antigos problemas.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.