Educação

23 cursos inusitados que as universidades oferecem

Alunos podem aprender sobre cerveja, zumbis, Star Wars, entre outros

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Entrar em uma faculdade renomada para fazer um curso de medicina ou engenharia é coisa do passado. Agora é possível se especializar em comédia, mergulho e até zumbis.

Parece piada, mas muitas universidades estão oferecendo formações e diplomas inusitados para os alunos. Confira:

Diploma em comédia
O técnico em Comedy: Writing and Performance é oferecido pelo Humber College, em Torronto, no Canada. Durante as aulas, os alunos aprendem a fazer stand-up, improvisação e a escrever roteiro, para aperfeiçoar competências no campo da comédia e compreender o lado comercial da indústria do entretenimento.

PUBLICIDADE

Especialista em óperas
O Imperial College of London oferece um curso no qual são apresentadas diversas óperas que tenham como personagem principal uma mulher. Para participar não é necessário conhecimento prévio de música.

David Beckham
Sim, existe um curso sobre o jogador de futebol David Beckham. A Universidade de Staffordshire, na Inglaterra, oferece um programa de 12 semanas onde os alunos estudam sobre a carreira dele, seus cortes de cabelo e seu casamento com Victoria Beckham.

Graduação em negócios e tecnologia do mergulho
O curso de Diving Business and Technology, oferecido pela Florida Keys Community College, nos Estados Unidos, é voltado para quem quer trabalhar com mergulho e aborda desde a parte técnica até as questões comerciais do negócio.

Bacharelado ou mestrado em cerveja
Aqueles que gostam de uma cerveja gelada no final de semana podem se especializar na bebida. Durante o curso, os alunos entram em contato com o setor de malte, cerveja e destilarias com o objetivo de se tornarem mestres cervejeiros.
Duas universidades oferecem o curso: a Technische Universität München, em Munique, na Alemanha, e Heriot-Watt University, em Edimburgo, na Escócia. Ambas possuem fábricas próprias para estudos de fermentação e destilação.

Graduação em design e performance de marionetes
O tempo dos fantoches feitos de meia já passou. Agora os interessados em se especializar desde a confecção até show de fantoches ou marionetes podem estudar tanto na The Royal Central School of Speech and Drama, em Londres, quanto na University of Connecticut, nos Estados Unidos.
Os cursos abordam temas como design e manipulação de fantoches, animação, movimento, voz e teatro colaborativo.

Bacharelado em família e consumo científico
O curso Family & Consumer Sciences, oferecido pela Liberty University, em Virginia, nos Estados Unidos, ensina para os alunos valores, conhecimento e competências necessárias para o fortalecimento da família contemporânea sob uma perspectiva bíblica.

PUBLICIDADE

Mestrado em Beatles
A Liverpool Hope University criou o curso de The Beatles, Popular Music & Society para estudar a influência da música da famosa banda britânica na construção de identidades, públicos e indústrias pelo mundo.

Chocolate, cultura e a política da comida
A renomada Universidade de Harvard tem um curso para examinar o legado histórico e social do chocolate. O aluno tem a oportunidade de aprender a história do cultivo do cacau, entender o momento atual da indústria global de chocolate, as diversas construções culturais que cercam este alimento e as implicações para o futuro.

Estudos sobre obesidade
Enquanto Harvard estuda sobre o chocolate, a George Washington University conta com um curso voltado para o fenômeno mundial da obesidade, no quanl são usados filmes, livros, músicas e programas de TV para entender porque as pessoas estão engordando.

Harry Potter e a cultura britânica
A University San Marcos, na Califórnia, tem um curso de três semanas, na Inglaterra, para estudar a série de livros Harry Potter e a cultura britânica. Os alunos tê a oportunidade de conhecer a Scotland Yard (inspiração para a criação do Ministério da Magia); a estação King’s Cross, onde fica a plataforma 9 1/2; o Borough Market, onde a produção dos filmes gravou as cenas do pub fictício Caldeirão Furado; a Catedral de Gloucester, que serviu de modelo para a Escola de Magia de Hogwarts nos primeiros dois filmes; e a Australia House, conhecida como o Banco Gringotts.

Certificado em maconha
No curso da Oaksterdam University, os estudantes aprendem desde o cultivo da maconha até o plano de negócios, passando pela culinária e pelas questões legais envolvidas.

Doutorado em tomada de decisões
A Kelley School of Business tem um programa de doutorado para estudar os métodos quantitativos utilizados para auxiliar a tomada de decisões em ambiente de negocio, com ênfase em modelos matemáticos para resolução de problemas.

Graduação tecnológica em ciência e tecnologia do surf
O curso, oferecido pela Plymouth University, na Inglaterra, aborda a cultura, história, design, produção e negócios do surfe, sendo que os estudantes têm aulas práticas do esporte.

Como assistir TV
A Montclair State University oferece um curso que ensina as pessoas a aproveitarem de maneira correta a televisão, além de abordar a importância da TV nas relações sociais e na família moderna. 

Bacharelado e Pós-graduação em grama
Os alunos interessados em seguirem a área de gerenciamento e desenvolvimento de gramados para a prática de esportes ou jardinagem aprendem as ciências básicas e aplicadas, cursos de gerenciamento de negócios e ainda conseguem um estágio. O curso é da Pennsylvania State University.

Graduação em gerenciamento e tecnologia de padaria
 O estudante aprende as habilidades necessárias para se tornar um técnico de panificação. O curso da London South Bank aborda aspectos gerenciais, comerciais e tecnológicos da profissão.

Graduação em estudos vikings
A University College London oferece o curso para compreender a era viking, por meio do estudo da literatura nórdica antiga, história medieval e línguas escandinavas medievais e modernas.

Graduação em empresa familiar
A Stetson University, nos Estados Unidos, criou o curso voltado a empreendedores e empresários que gerenciam negócios familiares e a consultores de empresas familiares. No programa são abordados temas de finanças, psicologia, marketing, gerenciamento e contabilidade.

Graduação em trabalho com vidro e cerâmica 
Os alunos da University of Sunderland exploram a criatividade em vidro e cerâmica e ainda apresentam um trabalho final que poderá ser incluído na exposição “New Designers”, em Londres.

Estudos sobre zumbis
A University of Baltimore tem cursos sobre zumbis, onde os professores professores utilizam filmes como Extermínio e a série de televisão The Walking Dead no planejamento de aula.

Graduação em psicologia equestre
Aqueles que querem se tornar especialistas em hipismo precisa fazer o curso de psicologia de cavalos, na Nottingham Trent University . O graduando aprende as nuances do comportamento dos cavalos e sua interação com seres humanos, além de esportes equestres.

Star Wars
A Queen’s University Belfast tem um programa para fãs de Star Wars. Os alunos aprendem as técnicas psicológicas por trás dos Jedi, além de estudar sobre o universo de Star Wars e sua sociedade.