Confira quais são

10 filmes sobre carreira e liderança que você precisa assistir

A plataforma de streaming Looke, uma espécie de Netflix brasileiro, elencou os 10 filmes

SÃO PAULO – Todo profissional quer impulsionar sua carreira e aprender novas estratégias para obter sucesso. E além de cursos, pós-gradução e MBAs que podem ser uma complementação, uma forma de assimilar novas informações de maneira mais simples é por meio de filmes que podem dar verdadeiras aulas sobre diversos assuntos. 

Pensando nisso, a plataforma de streaming Looke elencou 10 filmes sobre carreira e liderança que você pode utilizar na sua vida profissional ou não. 

Confira os filmes e o que ensinam lições sobre liderança e carreira:

PUBLICIDADE

1. O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (The Godfather, 1972/ 1974/ 1990): Clássico sobre a máfia italiana nos Estados Unidos do pós-guerra, é uma aula sobre liderança na construção e manutenção de um negócio.

2. Um Sonho de Liberdade, de Frank Darabont (The Shawshank Redemption, 1994): Através da amizade entre dois prisioneiros, o filme fala do líder que está disposto a correr riscos para inspirar o outro. Coragem e ousadia que rendem frutos.

3. Invictus, de Clint Eastwood (Invictus, 2009): Com o rúgbi como pano de fundo e Nelson Mandela no comando da África do Sul, o filme fala de liderança do começo ao fim. Acabar com a segregação no esporte é metáfora do poder que tem a mediação de conflitos através do diálogo e da tolerância.

4. A Negociação, de Nicholas Jeracki (Arbitrage, 2012): Com Richard Gere na pele do empresário inescrupuloso e ambiocioso, o filme mostra o que é um líder às avessas: falta de comprometimento, comportamento dúbio, decisões irresponsáveis. Egocentrismo e liderança não combinam.

5. Steve Jobs: O Homem e a Máquina, de Alex Gibney (Steve Jobs: The Man in the Machine, 2015): Neste documentário sobre a vida do criador da Apple, a liderança de Steve Jobs é confundida com autoritarismo exagerado. Qual a linha do equilíbrio?

6. Diplomacia, de Volker Schlöndorff (Diplomtie, 2014): Além de um administrador competente e criativo, um bom líder precisa ter paciência e boa lábia. Bater de frente com as pessoas e decidir na imposição não é benéfico pra ninguém. Diplomacia conta a história real de como um diplomata conseguiu argumentar e convencer o general alemão a não explodir Paris na derrocada de Hitler na Segunda Guerra.

PUBLICIDADE

7. Amor Sem Escalas, de Jason Reitman (Up In The Air, 2010): Através de um executivo workaholic (George Clooney), o filme discute o perigo das relações de trabalho frias e impessoais, mesmo nesta era de alta conectividade. Ser um bom líder está diretamente relacionado à habilidade de relacionar-se com as pessoas ao redor.

8. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010): Quando o executivo Gekko (Michael Douglas) sai da prisão e volta para o mercado financeiro depois de ter fraudado o sistema, vem à tona a discussão sobre ética e ganhos a qualquer custo – temas fundamentais para a construção de uma liderança sólida e confiável.

9. Mesmo Se Nada Der Certo, de John Carney (Begin Again, 2013): Com uma linda trilha sonora, o filme fala do trunfo que tem o negócio que se alia à alma do criador. Ser um bom líder pode estar ligado à capacidade de se manter fiel àquilo que você julga ser mais importante para, então, direcionar melhor a equipe. Assim, razão e emoção caminham juntos.

10. Um Senhor Estagiário, de Nancy Meyers (The Intern, 2015): Na figura da jovem empreendedora de tecnologia (Anne Hathaway) que contrata um estagiário da terceira idade (Robert De Niro), o filme fala da importância de aliar estratégia com experiência. Valorizar habilidades opostas pode ser complementar e fator decisivo na liderança criativa e inovadora.