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Startup de “carro voador” que já foi avaliada em bilhões fica à beira da insolvência

A Lilium informou que lhe foi negada uma linha de financiamento apoiada pelo governo alemão, colocando seu futuro em dúvida

Bloomberg

Um jato Lilium no Farnborough International Airshow em Farnborough, Reino Unido, na terça-feira, 23 de julho de 2024. Fotógrafo: Hollie Adams/Bloomberg
Um jato Lilium no Farnborough International Airshow em Farnborough, Reino Unido, na terça-feira, 23 de julho de 2024. Fotógrafo: Hollie Adams/Bloomberg

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A Lilium, que está trabalhando para produzir uma pequena aeronave de transporte urbano movida a jatos elétricos, informou que foi negada uma linha de financiamento apoiada pelo governo alemão, colocando seu futuro em dúvida enquanto a empresa queima recursos antes de seu primeiro voo de teste com piloto.

A empresa, com sede perto de Munique, afirmou em um documento que “recebeu a indicação de que o comitê de orçamento do parlamento da República Federal da Alemanha não aprovará uma garantia de € 50 milhões (R$ 307 milhões) para um empréstimo conversível contemplado de € 100 milhões.” A empresa continuará as discussões com o estado federal da Baviera para garantir pelo menos € 50 milhões, disse.

A Lilium está entre os fabricantes de eVTOL, ou de decolagem e pouso vertical movidos a eletricidade, que estão liderando a próxima geração de transporte urbano aéreo utilizando aviões movidos a eletricidade.

O modelo da Lilium se assemelha a um pequeno avião de passageiros com asas curtas e motores a jato, enquanto muitos outros chamados táxis voadores se parecem mais com grandes drones. O jato Lilium, que custa R$ 39 milhões, vem em configurações para quatro a seis passageiros e um piloto.

A empresa registrou uma vitória comercial em julho, quando a companhia aérea nacional da Arábia Saudita anunciou que compraria 50 aeronaves Lilium.

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