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Para acelerar avanço, varejista de insumos Belagrícola passa a atuar com franquias

Até 2025, expectativa é contar com entre 20 e 25 franqueados, capazes de gerar receita anual de até R$ 1 bilhão  

Fernando Lopes

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A Belagrícola, empresa com sede em Londrina (PR) que controla uma das maiores redes varejistas de insumos agrícolas de Paraná, Santa Catarina e São Paulo, deu início a um novo modelo de negócios para acelerar sua expansão nos Estados em que já está presente e em outras regiões do país. A empresa vai continuar investindo em crescimento orgânico e aquisições, como nos últimos anos, mas começou a atuar também como franqueadora, com foco inicial em polos do agro paulista.

Segundo Alberto Araújo, presidente da Belagrícola, até o fim de 2025 a expectativa é contar com entre 20 e 25 franqueados, capazes de agregar uma receita adicional total entre R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão por ano. Em 2023, a receita líquida da companhia alcançou R$ 7,6 bilhões, dividia entre varejo de insumos, segmento em que conta com 52 lojas próprias, e negócios com grãos, com destaque para operações de barter (troca de insumos por colheitas futuras).

Alberto Araújo, presidente da Belagrícola (Crédito: Empresa/Divulgação)

O primeiro franqueado abriu as portas na semana passada, no município de Herculândia (SP), após investir R$ 3 milhões em sua unidade. Para se tornar um Franqueado Empresa Belagrícola, o interessado paga uma taxa inicial de R$ 150 mil, se compromete a distribuir apenas os insumos do portfólio da empresa paranaense e paga royalties equivalentes a 4% do valor dos produtos que adquirir para depois comercializar. Outros dois franqueados deverão abrir suas lojas nas próximas semanas, na cidade de São Jorge do Ivaí (PR) e na região de Barretos (SP).

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Walter Luis Rossi, gerente-executivo de Novos Canais da Belagrícola e executivo responsável por gerenciar as franquias, afirma que, entre as novas fronteiras que passarão a contar com a presença da companhia com o novo modelo de negócios estão Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A estratégia contempla, ainda, a formação de um time de franqueados pessoas-física, que atuarão como representantes exclusivos de vendas sobretudo em regiões onde não houver lojas físicas.

Mas a expansão não é apenas geográfica. Rossi observa que, com o crescimento previsto, a Belagrícola passará a contar em sua carteira de clientes produtores de outras culturas além dos grãos. que hoje concentram os pedidos. Produtores de amendoim, hortifrútis, batata e citrus, entre outros, estão no foco. O executivo lembra, ainda, que as novas franquias terão assistência técnica contarão com assistência técnica e apoio da Belagrícola em operações financeiras, de barter ou com seguros, por exemplo.

Mercado

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Após as turbulências que sacudiram o mercado de insumos agrícolas no Brasil e no mundo nos últimos anos, com fortes oscilações de preços geradas pela pandemia e pela invasão russa na Ucrânia, Alberto Araújo vê a próxima safra (2024/25) como “equalizadora”. Estoques de produtos feitos ainda a preços elevados foram quase totalmente escoados neste ciclo 2023/24, e as compras dos produtos que serão comercializados em 2024/25 já estão ocorrendo a preços atuais, mais baixos.