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Os movimentos da XP para fazer do assessor a “cara” da empresa

Companhia reforça pilares estratégicos por meio de assessores de investimento

Iuri Santos

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A XP Investimentos aposta em suas raízes como trunfo em um mercado de concorrência crescente: o atendimento personalizado e de qualidade. Essa estratégia, que deve ser o foco em 2024, confere destaque aos assessores como a “cara” da marca junto aos clientes — reforçando pilares que, segundo a companhia, a acompanham desde sua criação no início dos anos 2000.

“Quando olhamos para a vertical de investimentos, tudo o que mudamos e conseguimos modificar em um mercado cada vez mais em pauta e com mais players, é uma construção de 22 anos em que os nossos assessores são aqueles que estão no dia-a-dia com o cliente, com o consumidor”, aponta a diretora de Marketing XP Inc, Caroline Namora.

Para Lisandro Lopez, CMO da companhia, a personificação da XP, que muitas vezes se faz na figura do fundador e presidente executivo do Conselho de Administração, Guilherme Benchimol, também acaba acontecendo cliente a cliente, por meio dos assessores. Uma avaliação criteriosa do alinhamento cultural de contratações e treinamentos — há uma área inteira chamada Academy dedicada à atualização de profissionais — são algumas das formas pelas quais a assessoria tenta encontrar nos novos assessores o que chama de “fator XP”.

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Hoje, a instituição possui cerca de 14 mil assessores de investimentos em um mercado que vem crescendo constantemente. Segundo dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), 6.404 novos assessores foram aprovados nos exames de certificação em 2022, contra um total de 1.510 em 2011. Para ter aqueles mais adequados ao seu perfil, a empresa aposta em sistemas de indicação e na força da marca. “Essa reputação que criamos de uma marca que faz inovação, disrupção, que está sempre desafiando o que é impossível”, diz Lopez.

Desde maio do último ano, a empresa tem se posicionado sob o mote “o impossível é só o começo”, em alusão ao projeto de expansão do portfólio de produtos e serviços, mas, também, à própria história da criação da empresa em uma sala de 25 metros quadrados em Porto Alegre, em 2001. A ideia é retomar os passos dados pela empresa durante o amadurecimento do mercado de corretoras de investimento no Brasil.

Esse é o tom de uma campanha “Fator XP”, recém-lançada pela companhia, com foco em histórias reais de assessores de investimento junto aos seus clientes.  A ideia é destacar os atributos da marca que a empresa espera que seus funcionários carreguem e que cultiva como base do seu modelo de negócio desde os primeiros anos, como a proximidade e disponibilidade dos assessores na atuação com assessorados.

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“Nós brincamos que a pessoa que tem o fator XP é aquela que pega tudo aquilo que temos de melhor para oferecer e leva pro cliente, customiza, entende os desafios e as necessidades objetivas dos clientes, e coloca tudo aquilo que é feito na XP a serviço do cliente”, diz Lopez. O desenvolvimento da campanha começou a partir de em um encontro de 100 dos principais assessores da XP com Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do Conselho de Administração da empresa.

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