Conteúdo editorial apoiado por

Marcelo Claure, VP global da Shein, se torna sócio de gestora brasileira

Antigo homem forte do Softbank na América Latina, executivo faz aporte na EB Capital

Bloomberg

Publicidade

O bilionário Marcelo Claure, ex-executivo do SoftBank, anunciou nesta quarta-feira (11) que se tornou sócio da gestora EB Capital. O executivo afirmou que terá uma participação “significativa” na casa.

A EB Capital, com sede em São Paulo, tem R$ 5 bilhões sob gestão e participações em empresas dos setores de saúde, educação, energia verde e telecomunicações. Claure e EB Capital se recusaram a dizer o valor da participação que ele está adquirindo ou quanto pagará por isso. O investimento foi feito por meio do family office do Grupo Claure, que tem US$ 4 bilhões sob gestão, segundo comunicado.

“O Brasil está emergindo como potencialmente a energia verde no mundo inteiro”, disse Claure em entrevista de Nova York. “Então, estou incrivelmente otimista. Meu próximo passo foi encontrar os parceiros certos. E encontrei na EB Capital o que gosto de chamar de uma plataforma emergente – que está em rápido crescimento e, mais importante, que partilha a mesma visão que tenho para o país.”

Continua depois da publicidade

Claure disse que tem viajado e conhecido grandes investidores institucionais e fundos soberanos do mundo que podem ajudar a “turbinar” a EB Capital. A empresa abrirá um escritório em Nova York dentro do espaço do Grupo Claure na cidade.

Marcelo Claure, em entrevista no Qatar Economic Forum (QEF) em Doha, Qatar, em maio de 2023 (Foto: Bloomberg)

A agenda de Claure, de 52 anos, tem estado ocupada este ano. Ele lançou uma nova empresa de capital de risco com o ex-colega Mwashuma “Shu” Nyatta, chamada Bicycle Capital, e acaba de ser nomeado vice-presidente do grupo da empresa chinesa de fast fashion Shein.

No mês passado, seu family office fez parceria com Eldridge e Brightstar Capital Partners para adquirir uma participação majoritária na mineradora australiana Ausenco. O ex-executivo da WeWork e Sprint possui participações em clubes de futebol, incluindo o Bolívar, na Bolívia, sua terra natal, e o Girona, na Espanha.

Publicidade

Os cofundadores da EB Capital incluem Pedro Parente, que ocupou o cargo de diretor-presidente em empresas como Petrobras e BRF. Eduardo Sirotsky Melzer, o CEO da EB Capital, e Luciana Antonini Ribeiro, diretora de investimentos.

A empresa afirma buscar soluções para as “lacunas estruturais” do Brasil e para questões globais como transição energética, escassez de alimentos e descarbonização, disse Ribeiro.

O investimento e a adição de Claure como sócio deverão “acelerar o processo de crescimento”, disse Parente. “Isso abrirá muitas portas em todo o mundo.”

Continua depois da publicidade

© 2023 Bloomberg LP