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Gosto estranho e dor de barriga: Starbucks vai retirar linha de bebidas com azeite

Linha de bebidas quentes com azeite virgem foi lançada pelo fundador da empresa, Howard Schultz, em 2023; novo CEO, Brian Niccol, assumiu há uma semana prometendo simplificar o menu, considerado "muito complexo"

Equipe InfoMoney

Linha de bebidas quentes da Starbucks Oleato, que leva uma infusão de azeite extra-virgem (Foto: Divulgação/Starbucks)
Linha de bebidas quentes da Starbucks Oleato, que leva uma infusão de azeite extra-virgem (Foto: Divulgação/Starbucks)

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Pouco mais de um ano após um badalado lançamento, a rede de cafeterias Starbucks está retirando de seu menu nos Estados Unidos e Canadá no início de novembro sua linha de cafés Oleato, que trazia como ingrediente da bebidas quentes uma de infusão de azeite de oliva extra virgem Partanna.

Desde o lançamento, clientes da rede e até baristas têm reclamado o gosto e da aparência das bebidas. Muitos relataram “visitas ao banheiro” após experimentar a novidade.

O anúncio veio menos de uma semana depois que o novo CEO da rede, Brian Niccol, prometeu sacudir o menu da gigante das cafeterias em uma tentativa de reconquistar clientes, lembra a BBC. As vendas da empresa vêm caindo à medida que os consumidores veem seus orçamentos apertados pelo aumento do custo de vida.

A Starbucks informou que a linha de bebidas Oleato ainda será vendida em alguns pontos de da Itália, Japão e China.

“Embora essa decisão tenha sido tomada antes de Brian Niccol assumir o cargo de CEO, a decisão de remover as bebidas se alinha com sua estratégia de simplificar o menu”, disse um porta-voz da Starbucks à BBC.

Niccol, que veio da rede de comida mexicana Chipotle, prometeu na semana passada simplificar o que descreveu como um “menu excessivamente complexo” da Starbuks.

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As vendas globais da rede caíram 7% entre julho e setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Starbucks lançou as bebidas Oleato na América do Norte há menos de um ano, após serem vendidas inicialmente na Itália, numa tentativa do fundador Howard Schultz de revitalizar a oferta de bebidas.

A linha apresenta um expresso batido gelado e um latte com azeite de oliva e leite de aveia.

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Schultz disse na época que teve a ideia depois de ser apresentado ao costume mediterrâneo de tomar uma colher de azeite de oliva por dia.

“Durante minha primeira viagem a Milão em 1983, fui cativado pelo senso de comunidade, conexão e paixão pelo café que encontrei nos bares de café expresso da cidade. Foi essa viagem que me inspirou a trazer o ritual do café expresso artesanal para a Starbucks e para a América. Oleato representa a próxima revolução no café que reúne uma alquimia dos melhores ingredientes da natureza – grãos de café arábica Starbucks e azeite de oliva extra virgem prensado a frio Partanna “, disse no lançamento da linha.

Mas as bebidas foram recebidas com reações mistas dos clientes, com alguns reclamando de dores de estômago ou problemas intestinais.