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Google: uso de IA no Brasil foi maior que média global no último ano

46% dos brasileiros utilizaram a tecnologia nos últimos 12 meses, segundo dados da companhia

Taís Laporta

Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil, durante evento Think with Google, em São Paulo. Crédito: Taís Laporta/InfoMoney

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De mapas que calculam o trânsito em tempo real a corretores de texto, a inteligência artificial (IA) já está no cotidiano de quem usa internet. E, segundo o Google (GOOGL), entre os brasileiros, o interesse por ferramentas do tipo tem sido maior que no resto do mundo. A companhia agora quer integrar seu novo chatbot, o Gemini, aos principais serviços do grupo pelo celular.

Dados apresentados pelo Google nesta terça-feira (16) durante o evento “Think with Google”, realizado em São Paulo, mostraram que 46% dos usuários no Brasil utilizaram algum recurso de IA nos últimos 12 meses – acima da média global, que foi de 38% em igual período.

Fábio Coelho: do ‘hype’ ao ‘help’

“O fenômeno já está na vida das pessoas”, afirmou o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, durante o evento. “Está claro que a experiencia do Brasil na vontade de adotar solucoes de IA está acima da mundial. E isso vai evoluir à medida que as pessoas tiverem isso conectado aos aparelhos celulares”.

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Para as empresas que utilizam o Google para divulgar seus produtos e serviços, a inteligência artificial já está presente na maior parte das campanhas publicitárias. De acordo com a companhia, 80% dos anunciantes no Brasil usam pelo menos um recurso do Google Ads integrado à tecnologia.

Após 2023 ter sido marcado como um ano de atualização de recursos de IA e melhorias nos processos das ferramentas, Coelho diz acreditar que 2024 já é um ano de inflexão para a IA. “Temos o privilegio de vivenciar essa mudança, vendo o nascimento de uma nova era”, afirmou o presidente do Google no Brasil.

Lançamento do Gemini

No dia 8 de fevereiro, o Google lançou sua versão mais avançada de inteligência artificial (IA) generativa, o Gemini, em substituição ao Bard, chatbot anterior da plataforma. A nova marca passou a integrar todas as iniciativas do ecossistema de aplicatvos da empresa, como Gmail, Meets, agenda e planilhas.

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O chatbot do Google está disponível para qualquer usuário, mas ele possui uma versão paga, o Gemini Advanced, que faz frente com o ChatGPT 4, da OpenAI. Ainda em fase experimental no Brasil, o Advanced oferece mais funcionalidades e realiza tarfas mais complexas que o modelo gratuito. O recurso está disponível no Brasil por uma mensalidade de R$ 96,99.