Conteúdo editorial apoiado por

EUA estudam interromper joint venture Delta-Aeromexico

Americanos estão preocupados com medidas regulatórias do México

Bloomberg

Avião da Delta no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York (Shelby Knowles/Bloomberg)

Publicidade

Os reguladores dos Estados Unidos negaram provisoriamente a renovação de uma joint venture entre a Delta Air Lines e o Grupo Aeromexico devido a uma disputa sobre as regras de aviação do México.

Os EUA estão preocupados com o impacto das ações recentes das autoridades mexicanas contra empresas norte-americanas no Aeroporto Internacional Benito Juarez, na Cidade do México, de acordo com um documento do Departamento de Transportes apresentado na sexta-feira (26) e obtido pela Bloomberg News. As autoridades estão pedindo que o acordo seja encerrado até 26 de outubro.

A indecisão sobre a JV crescer à medida em que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pretende aumentar o tráfego para o Aeroporto Internacional Felipe Angeles, um projeto emblemático inaugurado em março de 2022 para aliviar o tráfego em Benito Juarez. Até agora, o novo aeroporto – localizado a cerca de 50 km a norte do centro da Cidade do México – não teve um grande impacto. A pedido do presidente, as companhias aéreas nacionais têm lentamente acrescentado voos.

O documento apontava para uma decisão governamental que proibia operações de carga no aeroporto Benito Juárez devido aos níveis de saturação, sem planos de aumento de capacidade operacional. Também faz referência a uma decisão de agosto que bloqueou um acordo semelhante entre as companhias aéreas de baixo custo Allegiant Travel e a companhia aérea mexicana Grupo Viva Aerobus.

O documento é uma decisão liminar e prevê 14 dias corridos durante os quais as partes envolvidas podem apresentar provas e objeções para evitar que a decisão se torne definitiva. 

Os representantes da Aeromexico e da Delta não responderam imediatamente aos pedidos de comentários enviados após o horário comercial. 

As empresas buscam coordenar rotas e preços desde 2016. 

© 2024 Bloomberg LP

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.