Conteúdo editorial apoiado por

Especialistas alertam sobre necessidade de adaptação a eventos climáticos extremos

Segundo técnicos, falta entendimento de governos e do setor privado sobre diferença entre preservar e se adaptar à nova realidade climática que se impõe

Alexandre Inacio

Publicidade

A tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul tem levantado uma questão entre especialistas envolvidos com o clima. Uma parcela importante dos técnicos considera que existe uma falta de entendimento de governos e do setor privado entre preservar e se adaptar à nova realidade climática que se impõe.

Na prática, os eventos extremos atuais, entre eles o ocorrido no Rio Grande do Sul, são consequências do que a humanidade tem feito ao longo das últimas décadas. “Se o mundo parasse hoje de emitir [CO2], perceberíamos os efeitos dessa ação apenas em 50 ou 100 anos”, disse Willians Bini, Chief Climate Officer (CCO) da FiledPRO e ex-sócio da Climatempo

Segundo ele, a adaptação à nova era climática que vivemos é urgente, e o Brasil está atrasado. Para o especialista, o país tem baixa adoção de tecnologias e instrumentos para medir e monitorar eventos climáticos extremos e criar políticas e estratégias que possam evitar ou mitigar os riscos de catástrofes como a gaúcha.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, onde se convive com eventos climáticos extremos há mais tempo, existem 125 mil pontos terrestres de coleta de dados climáticos espalhados pelo território. No Brasil, são pouco mais de 700 desses pontos.

A FieldPRO foi a única empresa de monitoramento e mitigação de risco climático a se inscrever em um projeto do governo gaúcho criado para atrair empresas capazes de oferecer soluções para superar o momento delicado do Estado.

“Desde o início da tragédia no Rio Grande do Sul, aumentaram as procuras do governo federal e de governos estaduais. Mais do que a coleta de dados, o que eles querem entender é a qualidade desses dados e o que fazer com eles depois que estão à disposição”, disse Ricardo Sodré, fundador da FiledPRO.