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Espaçolaser ajusta rota do projeto de expansão internacional

Em busca de otimização do caixa, empresa repassa operação na Colômbia para F3L e vira franqueadora no país

Felipe Mendes

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A Espaçolaser, companhia de serviços no segmento de depilação a laser, divulgou que sua operação na Colômbia passará a ser tocada pela F3L, operadora local que funcionará como master franqueada da rede no país. A empresa desembarcou em solo colombiano em dezembro de 2020 e, desde então, inaugurou nove unidades no país. A mudança de foco no modelo reflete, segundo a empresa, sua busca contínua por “eficiência e aprimoramento em todos os setores do negócio, representando uma oportunidade estratégica para alinhamento operacional e crescimento internacional”. Além do Brasil e da Colômbia, a Espaçolaser mantém lojas na Argentina, Chile e Paraguai.

A ideia é que a F3L auxilie a Espaçolaser em seu processo de expansão na Colômbia — a empresa brasileira, no entanto, não deu guidance para a abertura de novas unidades no país vizinho. A F3L opera negócios em 11 países da América Latina e Espanha e detém participações em diversas empresas na Colômbia, incluindo o grupo Inversiones Tropi Colombia e a Systemgroup.

Para Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores, a medida pode ser vista como positiva. “De alguma forma, eles estão comunicando que não conseguem manter esse foco de expansão no país de forma autônoma, mas que não querem perder a estratégia de crescimento internacional e estão passando essa operação para alguém que já sabe como operar lá”, afirma ela. “Ou seja, a empresa terá uma alocação de capital mais inteligente para sua principal operação, que é no Brasil, e deixará de ter os custos de gestão de uma operação na Colômbia, podendo desempenhar um crescimento mais assertivo no país por meio de um master franqueado.”

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Com mais de 800 unidades, a Espaçolaser passa por um momento de reestruturação desde 2022, quando anunciou a chegada de Paulo Camargo (ex-Arcos Dorados, responsável pela operação do McDonald’s na América Latina) ao cargo de CEO da companhia. Nos nove primeiros meses de 2023, a empresa atingiu um volume de R$ 1,13 bilhão em vendas brutas, crescimento de 10% frente a igual período no ano anterior. Já a receita líquida avançou 9% na mesma base de comparação, para R$ 738 milhões.

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