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Cruzeiro do Sul Educacional tem consistência na receita e expande ensino presencial

Dados refletem a construção de verticais separadas para o ensino digital, presencial e saúde; confira a entrevista com Fabio Fossen, CEO da companhia

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Campus Villa Lobos da Universidade Cruzeiro do Sul

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A Cruzeiro do Sul Educacional (B3:CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, recentemente divulgou seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2023 (4T23) e ao ano de 2023. Os resultados destacaram um crescimento da receita acima do mercado, posicionando a empresa como uma das poucas no setor de educação superior a expandir sua base de alunos no formato presencial.

Segundo Fábio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul Educacional, os números positivos refletem as mudanças estratégicas implementadas pela empresa em 2022, um ano marcado por significativas transformações, mudanças organizacionais e na diretoria executiva, que resultaram em crescimento consistente. Durante esse período, foram criadas verticais separadas para o ensino digital, presencial e saúde, cada uma com processos internos e estratégias de vendas distintas.

“O ano de 2023 foi marcado por avanços importantes no plano estratégico da Companhia, focado em três verticais de ensino. Implementamos a BU de Saúde com foco inicial na alavancagem do ensino das carreiras de Medicina e Odontologia e reforçamos o nosso time sênior com a chegada do André Raeli, que possui vasta experiência no segmento para avançarmos além da graduação, com cursos livres e pós-graduações. Os cursos relacionados à saúde, além da Medicina e Odontologia, vêm se tornando cada vez mais importantes nos últimos anos, principalmente pela alta aderência ao ensino presencial. A vertical de saúde já responde por 51% dos alunos e 68% da receita do presencial, que por sua vez representa aproximadamente 70% da receita total da companhia.”, aponta Fábio Fossen.

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Para este ano, a vertical de saúde continua sendo a grande aposta da empresa, com foco nas pós-graduações (lifelong learning).

“Medicina, odontologia, nutrição e todas as áreas relacionadas à saúde estão em um ciclo de alta demanda por programas de pós-graduação, devido aos avanços e descobertas da área. Historicamente, investir em pós-graduações não foi uma prioridade para nós, porém, agora reconhecemos a importância de acelerar essa frente. Contamos com a infraestrutura e reputação necessárias para expandir nessa área, o que é altamente valorizada pelo mercado”, enfatiza Fossen.

Em relação aos avanços da BU Presencial, a empresa realizou mudanças significativas. A reestruturação da grade curricular foi uma medida adotada para aprimorar a experiência do aluno, visando proporcionar maior qualidade e diferenciação dos produtos oferecidos. Além disso, essas alterações foram projetadas não apenas para melhorar a vivência do aluno, mas também para destravar ganhos de produtividade.

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Por outro lado, na BU Digital, a estratégia foi diferente, concentrando-se em parcerias estratégicas para expandir seu alcance e conectar-se com um público mais jovem e nativo digital. Uma dessas parcerias foi estabelecida com a FURIA, uma das organizações mais proeminentes no cenário dos eSports e do universo gamer, com o objetivo de aprimorar o entendimento do perfil desse público-alvo.

A Companhia destaca que essas parcerias estratégicas têm como objetivo ampliar o alcance de suas marcas, oferecendo formações atualizadas e práticas em colaboração com empresas estabelecidas em determinados segmentos.

Além da FURIA, a Cruzeiro do Sul Educacional também firmou uma parceria com o Google Cloud para oferecer programas de graduação e pós-graduação conjuntos.

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Outro movimento significativo foi a aliança firmada com a Hapvida NotreDame Intermédica, com o objetivo de impulsionar a formação de profissionais da área da saúde, oferecendo estágios e aprendizados práticos aos estudantes da modalidade à distância em ambientes hospitalares.

Na graduação presencial, a companhia finalizou a base com 141 mil alunos, uma expansão de 10,6% ante 2022, consolidando o segundo crescimento consecutivo no pós-pandemia, na contramão da queda registrada no segmento presencial no Brasil. O CEO ressalta que o crescimento da base presencial é saudável e não foi impulsionado por um aumento nos financiamentos estudantis, o que poderia potencialmente gerar problemas no futuro. A porcentagem de financiamentos em relação às matrículas do presencial tem se mantido estável em 6% nos últimos anos, demonstrando um crescimento sustentável e saudável para a empresa.

“Temos marcas locais muito fortes, que são relevantes em seus respectivos mercados e possuem índices acadêmicos indiscutíveis. Por isso, nosso crescimento na base de alunos é saudável”, afirma.

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Digitalização da Companhia

Ao longo do percurso, a empresa reconheceu a necessidade de ampliar os investimentos na digitalização da Companhia, o que também foi um ponto importante para os resultados positivos apresentados.

No ano de 2023 a Companhia seguiu construindo sua jornada de digitalização, visando sempre dois grandes objetivos: entrega de uma experiência melhor e mais engajadora para o estudante e ganhos de produtividade operacional.

Destaque para o lançamento do aplicativo Duda, criado com o intuito de melhorar a jornada do estudante, atendendo às principais demandas dentro das esferas administrativas, tornando-se um canal de relacionamento unificado, ágil e mais próximo ao aluno.

O avanço também ocorreu na automação dos processos de backoffice, reduzindo em 48% o volume de atendimento na Central de Atendimento ao Aluno e em 70% os passos necessários para finalização das rematrículas.

Relembre os dados apresentados pela Companhia – Lucro líquido cresceu 15 vezes em 2023 e atingiu R$ 100 milhões, maior resultado desde o IPO

O Grupo encerrou 2023 com receita líquida de R$ 2,3 bilhões, 13,3% superior à de 2022, como reflexo da expansão dos negócios de graduação presencial e digital. O EBITDA ajustado atingiu R$ 684 milhões, com margem de 29,8%, uma expansão de 1,2 p.p. contra o ano anterior.

O Lucro Líquido atingiu R$ 100 milhões, com margem líquida de 4,4%, uma das maiores do setor, e a geração de caixa operacional foi de R$ 370 milhões, uma expansão de 21,6% vs. 2022.

A alavancagem da Companhia se manteve estável em 1,6x (vs. 2022), mesmo após a distribuição de R$ 121 milhões entre dividendos aos acionistas e recompra de ações nos últimos 12 meses, o que representou uma distribuição aos acionistas de 26%, maior patamar desde o IPO em 2021.

O ano de 2023 teve conquistas importantes nos segmentos Digital e Presencial. Na graduação Presencial, a Companhia finalizou a base com 141 mil alunos, uma expansão de 10,6% vs. 2022, sendo o segundo ano consecutivo de crescimento no pós-pandemia (15,4% de crescimento vs 2021) vs. uma queda relevante no segmento Presencial no Brasil. Já na graduação Digital, o volume de captação foi de 25,6% acima de 2022, finalizando a base de graduação com 296 mil alunos, uma expansão de 24,7% vs. o ano anterior.

Em relação à rematrícula, o Digital cresceu 1,9 p.p. no 1S23 e 1.4 p.p. no 2S23, chegando a 78,5% de rematrícula no 2S23. No presencial, a Companhia bateu um novo recorde, evoluindo 3,8 p.p. vs. 2022 e chegando a 91,2% no 2S23, como reflexo das iniciativas de retenção e alinhamento de incentivos dos nossos colaboradores.

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