Conteúdo editorial apoiado por

Cisco tem resultado acima do esperado puxado por demanda de IA

Inteligência artificial aumenta demanda por data centers, que usam produtos da Cisco

Reuters

Publicidade

A Cisco Systems previu receita e lucro trimestrais acima das estimativas de Wall Street, depois de publicar resultados trimestrais melhores que o esperado ajudados pela melhoria na demanda por seus equipamentos de rede em meio ao momento de alta da inteligência artificial.
As empresas têm aumentado os investimentos em tecnologias de IA que exigem grande capacidade de computação, criando um aumento na demanda por data centers, que usam produtos da Cisco, como switches e roteadores.

Leia também: Em boa fase, Oracle cresce no Brasil em mercado que lembra EUA “há dois anos”
No entanto, a Cisco tem tentado reduzir a dependência de seu enorme negócio de equipamentos de rede, que sofreu nos últimos anos com problemas na cadeia de suprimentos e uma desaceleração pós-pandemia na demanda.
A empresa anunciou duas rodadas de demissões em massa este ano em uma tentativa de cortar custos, à medida que muda o foco para a segurança digital, sistemas em nuvem e produtos orientados por IA.
A Cisco concluiu a aquisição da Splunk por 28 bilhões de dólares em março, com o objetivo de impulsionar seus negócios de software em meio a um boom de IA e, ao mesmo tempo, ajudar a compensar uma desaceleração pós-pandemia, aprimorando seus recursos de segurança digital.

Leia também: Bitcoin pode chegar a US$ 100 mil até o final de 2024? Veja o que dizem especialistas
A empresa espera que a receita do segundo trimestre fiscal fique entre 13,75 bilhões e 13,95 bilhões de reais, o que ficou acima da estimativa média dos analistas de 13,73 bilhões, de acordo com dados compilados pela Lseg.
A previsão de lucro trimestral ajustado por ação foi de 89 a 91 centavos, em comparação com as estimativas de 87 centavos de dólar.
A receita da empresa caiu 6%, para 13,84 bilhões de dólares, no primeiro trimestre fiscal encerrado em 26 de outubro, superando as estimativas de 13,77 bilhões. O lucro ajustado por ação de 91 centavos de dólar também superou as estimativas de 87 centavos.
A Cisco agora espera que a receita anual fique entre 55,3 bilhões e 56,3 bilhões de dólares, em comparação com previsão anterior de 55 bilhões a 56,2 bilhões de dólares. Os analistas esperavam 55,89 bilhões de dólares.
A empresa aumentou sua faixa de previsão de lucro ajustado anual para 3,60 a 3,66, dólares de 3,52 a 3,58.