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BYD planeja investimento de US$ 14 bi para recursos de piloto automático

No entanto, comando da empresa não estipulou um prazo para implementação do produto

Rikardy Tooge

Motorista utilizando veículo produzido pela BYD (Qilai Shen/Bloomberg)
Motorista utilizando veículo produzido pela BYD (Qilai Shen/Bloomberg)

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A BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, investirá 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões) para desenvolver recursos para tornar seus carros “inteligentes”.

Wang Chuanfu, CEO e fundador, não deu um prazo específico para o investimento nem mais detalhes. A mudança ocorre no momento em que a montadora chinesa tenta diminuir a distância com rivais que fabricam veículos com sistemas de assistência ao motorista e outras tecnologias avançadas.

A BYD planeja introduzir o que chama de “Navegação no Piloto Automático”, que permitirá aos motoristas tirar as mãos do volante e os pés dos pedais em determinados cenários. O sistema exige que os motoristas toquem no volante a cada 15 segundos e será instalado em carros que custam mais de 300 mil yuans. Também estará disponível como uma opção de atualização para veículos com preços superiores a 200 mil yuans. A BYD não disse se os motoristas serão responsáveis ​​pelos acidentes, caso eles ocorram.

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Os sistemas avançados de assistência ao condutor são cada vez mais um importante argumento de venda para os consumidores na China e noutros países. Carros inteligentes podem ser colocados no piloto automático em algumas rodovias e cidades, bem como estacionar sozinhos. Os principais players da China, incluindo Xpeng e Huawei, oferecem recursos ADAS para diferenciar seus veículos e obter preços mais altos.

Os carros conectados e outras tecnologias de condução inteligente são um dos principais focos do plano de 15 anos que o governo chinês delineou para a indústria de veículos eletrificados. Pequim está incentivando cidades selecionadas a criar 200 locais de teste para carros inteligentes, reservar vagas de estacionamento para carros que possam estacionar sozinhos e testar 200 carros sem motorista, de acordo com um comunicado publicado nesta quarta-feira (17).

Motorista utilizando veículo produzido pela BYD (Qilai Shen/Bloomberg)

A Xpeng é há muito considerada um dos fabricantes chineses mais avançados no que diz respeito à condução inteligente, com o seu sistema piloto guiado por navegação, ou XNGP, implementado em 52 cidades em todo o país. O sistema pode fazer com que os carros acelerem, freiem, detectem semáforos e mudem de faixa automaticamente, processando dados em tempo real por meio de sensores e câmeras Lidar.

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Os modelos Xpeng também podem vir com um recurso de estacionamento com memória, onde um carro pode se guiar por vários níveis em uma garagem até uma vaga pré-selecionada.

O recurso de navegação no piloto automático da BYD já vem instalado em seu Denza N7 EV. Ele será adicionado aos modelos de luxo da marca Yangwang da montadora, disse a BYD, e provavelmente a algumas de suas séries de carros mais convencionais.

Como parte de sua apresentação no evento em Shenzhen, a BYD também examinou outros recursos não relacionados à direção que pretende adicionar para melhorar a experiência dos motoristas.

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O Yangwang U8, vendido por cerca de 1 milhão de yuans, estará disponível com um drone montado em veículo e seu próprio gabinete. Os engenheiros redesenharam o volante para que ele possa se separar da coluna de controle. Os motoristas podem então usá-lo e aos pedais do carro para jogar videogames, como corridas de automóveis.

Em alguns de seus outros modelos mais caros, a BYD está adicionando tecnologia de sensor de movimento com impressão palmar para permitir que os motoristas abram as portas dos carros acenando para elas.

A BYD também deu mais detalhes sobre sua investida no exterior, com um porta-voz da empresa confirmando que sua marca Denza, que é detida em 10% pelo Mercedes-Benz Group AG, será lançada na Europa no quarto trimestre. A BYD também planeja exportar suas marcas Yangwang e Fang Cheng Bao.

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Yangwang e Fang Cheng Bao também de luxo provavelmente receberão novas marcas para melhor se adequar ao mercado internacional, disse o porta-voz. Em dezembro, as exportações representaram cerca de 11% das vendas da BYD.

A BYD também revelou formalmente o primeiro de oito navios de carga que a empresa receberá nos próximos dois anos para ajudá-la a exportar veículos elétricos para todo o mundo.

© 2024 Bloomberg LP

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Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br