Conteúdo editorial apoiado por

Belga Biobest, de defensivos biológicos, conclui aquisição de 85% da brasileira Biotrop

Anunciada em setembro, transação foi fechada por 444,5 milhões de euros

Fernando Lopes

Publicidade

A belga Biobest, empresa que atua no segmento de defensivos agrícolas biológicos e está presente em mais de 20 países, concluiu a compra de 85% da brasileira Biotrop, com sede em Vinhedo (SP). Anunciado em setembro, o negócio foi fechado por 444,46 milhões de euros. Os 15% restantes serão adquiridos pela Biobest após um período de transição de três anos.

Para concluir a compra da fatia de 85%, a Biobest informou que promoveu um aumento de capital de 365 milhões de euros, com o envolvimento de acionistas tradicionais (Sofina e famílias belgas, entre outros), novos sócios (Tikehau Capital, M&G Investments, Unigrains e Sofiprotéol) e famílias próximas do acionista majoritário (Floridienne).

O mercado de biocontrole e produtos biológicos vem crescendo a taxas anuais próximas de 50% no Brasil, onde já movimenta quase US$ 1 bilhão por ano, segundo cálculos da CropLife, entidade que representa companhias do ramo. Segundo a Biobest, Antonio Carlos Zem continuará no cargo de CEO da Biotrop, que era controlada pela gestora Aqua Capital