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Apple anuncia primeira linha de iPads com mudanças relevantes desde 2018

Empresa destacou novos designs, display de tela e otimização para IA generativa - mercado esperava sinalização

Iuri Santos

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A Apple (APPL34) anunciou, na manhã desta terça-feira (7), o lançamento dos seus novos modelos de iPad Air e Pro. Esperada pelos fiéis consumidores da marca e pelo mercado, a divulgação revela algumas informações esperadas por analistas, que buscam entender como a companhia está se comportando na onda da IA generativa e tem assistido a reduções no faturamento nas vendas de iPads.

Na versão Pro, linha mais poderosa dos aparelhos, o grande anúncio foi a nova geração de chips M4, um salto de duas gerações em relação ao M2, tecnologia que abastecia a versão mais recente da tecnologia. Segundo a apresentação das novas linhas feitas no evento Let Loose, as duas novas versões, em 11 polegadas e 13 polegadas, tem uma performance 50% superior aos modelos mais recentes e uma velocidade de processamento até 4 vezes melhor.

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O novo processador, com dedicação de processamento exclusiva para cargas de inteligência artificial, promete ser “mais poderoso do que qualquer GPU” disponível hoje. Na apresentação, os executivos da Apple apresentaram, por exemplo, uma funcionalidade em que o fundo de uma cena em vídeo é isolado e substituído com apenas um clique.

Embora atualizações tenham sido lançadas, desde 2018 as versões de topo de linha do iPad não passavam por mudanças substanciais – o tamanho do display e as dimensões do design, por exemplo, não mudaram no modelo Pro até então.

Modelos do iPad Pro serão disponibilizados nas cores preta e cinza metálica. (Foto: Divulgação)

Na versão de tela de 13 polegadas, o produto tem uma largura de 5,1 milímetros; no modelo de 11 polegadas, 5,3 milímetros. Serão os produtos da Apple mais finos já lançados, pesando menos de 500 gramas. O novo iPad também será o primeiro a utilizar tecnologia de tela OLED, uma das mais avançadas em aparelhos celulares e televisores, que permite melhor contraste e cores mais vibrantes.

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O CEO da Apple, Tim Cook, tratou a linha como “a mais poderosa que a empresa já teve”. “É o maior dia para o iPad desde a sua introdução”, afirmou durante a apresentação. 

O modelo de 11 polegadas será vendido a US$ 999 e o de 13 polegadas a US$ 1299. Foram anunciados também atualizações para a caneta Apple Pencil e o teclado Magic Keyboard.

iPad Air

No novo iPad Air, linha mais econômica, foi introduzido o chip M2, antigo processador da linha Pro. Isso deve garantir uma melhoria de performance de até três vezes para os novos modelos, e uma velocidade de processamento 50% maior. Pela primeira vez, o Air conta com dois modelos, também em 11 polegadas e 13 polegadas., bem como uma versão de 128 gigabytes.

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Segundo a Apple, o produto é otimizado para aplicações de IA generativa presentes no iOS e custará US$ 599 na menor versão e US$ 799 no maior modelo.

iPad Air passa a ser disponibilizado em dois tamanho (Foto: Divulgação)

Uma novidade esperada

A empresa tem registrado quedas recorrentes no faturamento na linha dos iPads. De 2021 para 2022, houve uma redução de 8%; em 2023, a diminuição foi de 3%. Segundo o relatório do último trimestre fiscal apurado em 2024, o faturamento com iPads atingiu US$ 5,56 bilhões (6,12% do total), contra US$ 6,67 no mesmo período de 2023. O valor veio abaixo da estimativa de analistas.

Ao contrário de Alphabet e Microsoft, a Apple não teve aumento significativo nos custos pois não fez grandes investimentos em IA. Mas o lento lançamento de serviços de IA da empresa foi punido pelos investidores, o que motivou parcialmente a queda de 10% no preço das ações da empresa neste ano.

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O evento vinha alimentando expectativas entre analistas de que a empresa anunciaria integrações de IA em sua próxima conferência anual de desenvolvedores, que deve ser a maior de todos os tempos, em junho. Analistas da Bernstein disseram que esperam “um forte ciclo do iPhone 16 apoiado por funcionalidades de IA, bem como ciclos de substituição alongados”.

(Com Reuters)

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.